Iniciativa Arroio do Meio Destaques

Bombeiros Voluntários: Associação é fundada com o objetivo de auxiliar a comunidade

Com o objetivo de auxiliar a comunidade nas demandas pertinentes dos bombeiros, foi fundada na terça-feira, 06, a Associação dos Bombeiros Voluntários Civil de Arroio do Meio (ABVAM). O ato ocorreu na Câmara de Vereadores com a presença de membros da associação, comunidade, representantes do Executivo e Legislativo arroio-meense.

À frente da associação está Cristian Perin que, como presidente, salienta que é um desafio novo e que todos estão dispostos a aprender. “Devagar e com os pés no chão vamos conhecendo cada um dos integrantes e a partir de diferentes ideias construir esse projeto juntos. A ABVAM tem por objetivo auxiliar a comunidade nas dificuldades decorrentes das cheias, além de ser uma alternativa que permita um auxílio rápido e de apoio ao Corpo de Bombeiros Militar”.

O prefeito Danilo Bruxel ressaltou que esta primeira reunião é o passo inicial de muitos que ainda virão. “Sabemos que vamos precisar muito da comunidade para compormos um grupo de voluntários e isto não acontece de um dia para o outro. Apesar disso, é muito bom ver que temos pessoas dispostas a participar do projeto e que agora podemos contar com este apoio aqui no município”.

Para a vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen, a associação é de suma importância para a comunidade arroio-meense. “Somos uma cidade que está à mercê das enchentes. Essa semana, por exemplo, fez um ano que passamos por um episódio de tamanha proporção, atingindo pessoas que nunca imaginaram que seriam visitadas pelas águas.

O intuito do projeto é trazer tranquilidade e segurança para a comunidade, além de fazer, de alguma forma, a diferença na vida das pessoas”.Coordenador da defesa civil no município, Valdecir Crecencio reforçou as palavras do prefeito e vice-prefeita, ressaltando que a associação vem ao encontro com o foco de ajudar a comunidade e a resgatar pessoas. “Fui militar durante 26 anos e o fato de incorporar a farda e auxiliar o próximo nos engrandece e não tem dinheiro que pague o valor de uma boa ação”.

Pelo Legislativo estiveram presentes os vereadores José Elton Lorscheiter e Paulo Heck. Ambos parabenizaram pela iniciativa e se colocaram à disposição para auxiliar no que for necessário.

Com a associação fundada, a diretoria irá buscar dentro deste quadro pessoas que têm mais condições de desenvolver uma atividade de bombeiros voluntários na prática operacional. Inicialmente o horário de atuação será mais flexível porém com o tempo uma estrutura deverá estar à disposição com o objetivo de atender as demandas e auxiliar o Corpo de Bombeiros Militar.

Referência

                Antes de dar encaminhamento e continuidade ao projeto, integrantes da associação visitaram um projeto semelhante desenvolvido em São Sebastião do Caí. Referência no Estado, a Associação de Bombeiros Voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul), esteve representada na reunião pelo presidente Anderson Jociel da Rosa.

                Rosa se disse orgulhoso por presenciar este momento e por Arroio do Meio ter decidido não ser mais um dos 350 municípios que não tem seu Corpo de Bombeiros, o que em sua visão é um dado extremamente alarmante. “É muito bacana ver quando a comunidade se une e opta por suprir essa lacuna. Temos centenas de exemplos de como esse serviço pode funcionar bem tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina”.

                Segundo ele, são cerca de 1.500 bombeiros voluntários no Rio Grande do Sul. “Ter este apoio aqui é muito importante, já que apenas 18% dos municípios brasileiros possui corpo de bombeiros, seja ele militar, voluntário ou municipal. No Estado o modelo de bombeiros voluntários vem se fortalecendo cada vez mais e pode sim fazer a diferença na comunidade”.

“Poder ajudar as pessoas não tem preço”

O projeto de Associação dos Bombeiros Voluntários chamou a atenção de pessoas de cidades vizinhas. Um exemplo é Marciele Gebin, moradora do bairro Moinhos D’Água, em Lajeado, que participou do ato de fundação da ABVAM. “Sempre tive o sonho de ser bombeira e quando soube que isto teria em Arroio do Meio, não pensei duas vezes e me voluntariei. Poder ajudar as pessoas é algo que não tem preço”.

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: Cristian Sant Anna Perin

Vice-Presidente: Roberto Andre Cornelius

Secretário: Alex Sandro Theves

Vice-secretário: Valdecir Leandro Crecencio

Tesoureira: Monica Lais Horn

Vice-tesoureiro: Martin Kafer

Conselho Fiscal: Jeremias Rodrigo Wilsmann, Osvaldo Altair Freitas e Luciano Rohde