Brasil RSS Obras Destaques

Brasil e Uruguai avançam na constituição de aeroporto binacional

15082016_pistadepouso_copa2014.gov.br
Uma nova reunião está marcada para a primeira quinzena de outubro (Foto: Divulgação)

A cidade de Rivera, no Uruguai, localizada na fronteira com o Rio Grande do Sul (RS) pelo Município de Santana do Livramento, pode receber o primeiro aeroporto binacional da América Latina. O projeto, que está sendo desenvolvido há anos, é resultado de negociações entre Brasil e Uruguai, e é uma iniciativa de cooperação transfronteiriça entre ambos.

A última ação realizada no sentido da efetiva implementação do projeto aconteceu nos dias 11 e 12 de agosto, com uma reunião técnico-institucional entre autoridades políticas dos dois países envolvidos em Santana do Livramento.

Na ocasião, foram firmadas as intenções da constituição do aeroporto e a discussão de detalhes do projeto, além de uma audiência pública. Uma nova reunião está marcada para a primeira quinzena de outubro para que as bases do projeto sejam acordadas.

Importância do Projeto
A binacionalização do aeroporto é uma das áreas de ações acordadas entre Uruguai e Brasil, entre as quais se destacam: educação, saúde, esporte e desenvolvimento produtivo. A efetivação do projeto na região movimentaria diversas áreas, como a promoção do turismo, ocasionada pela diminuição da taxa de embarque, aumento de trocas comercias e a integração dos dois países.

Ainda é necessária que questões burocráticas e de logísticas sejam decididas para que o status do aeroporto mude efetivamente. A iniciativa tem sido protagonizada por autoridades locais dos Municípios envolvidos, já que o maior impacto da ação será a nível local, sendo incluídas no projeto também reinvindicações locais. Estas e outras questões serão discutidas na próxima reunião entre os envolvidos, em outubro.

Texto: Ascom CNM