Solidariedade Estrela

Brechó Solidário chegará agora aos bairros

Ação pretende levar milhares de peças de roupas, calçados e outros acessórios a alguns dos bairros estrelenses

A solidariedade mostrou força em Estrela e agora se aproximará ainda mais das pessoas necessitadas. Será realizada ao longo das duas próximas semanas o Brechó Solidário nos Bairros. A iniciativa pretende levar o estoque de roupas, calçados e outros acessórios a diversos bairros e comunidades da cidade, dando continuidade ao trabalho realizado até então por diversas frentes na colaboração para com as famílias atingidas pela enchente e aquelas que mais sofrem com o frio do inverno. A ação ocorrerá por nove dias em oito diferentes comunidades, beneficiando o acesso da população ao material arrecadado e que está pronto para ser doado. Calcula-se que aproximadamente 20 mil itens já tenham sido distribuídos pela equipe do Brechó e em ações coordenadas pelo Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), com apoio de outras pastas municipais e setores.

Entre os dias 28 de julho e 11 de agosto, o Brechó Solidário ocorrerá em locais fixos e conhecidos de bairros selecionados, conforme um roteiro e cronograma. A iniciativa será sempre ao ar livre, das 9h às 16h. Em caso de chuva, a ação do respectivo dia será adiada para futura data. As roupas e demais itens estarão separados em mesas conforme o segmento e classificação (masculino, feminino, infantil e tamanhos), onde as pessoas poderão escolher as peças a serem levadas gratuitamente. Como já ocorre na sede central do Brechó, haverá uma limitação de dez itens por pessoa e um controle para que as mesmas não se beneficiem mais de uma vez do processo. Outros cuidados serão tomados referentes a pandemia, com a disponibilidade de álcool gel, a exigência de uso de máscara por parte dos cidadãos e o distanciamento social. Nas sextas-feiras, como de costume, o estoque seguirá à disposição de todos no barracão central do Brechó Solidário, junto ao prédio da antiga Polar, com acesso pela Rua Arnaldo José Diel, em frente à escadaria, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h.

A largada ocorrerá na terça-feira (28) pelo Bairro Moinhos (em frente à Escola Estadual). Seguirá pelos dias 29 no Loteamento Marmitt (em frente ao Cras local); dia 30 no Bairro Oriental (na Rua General Osório). No dia 31 volta ao barracão central do Brechó. Na outra semana, já em agosto, o roteiro inicia na segunda-feira (03) no Bairro Imigrantes (no campo de futebol local). No dia 04 será a vez do Loteamento Popular (em frente a praça) receber a iniciativa. No dia 05 a movimentação ocorrerá no Loteamento Nova Morada, na avenida central. Na quinta-feira (06) o Brechó vai ao Bairro das Indústrias (junto a Ambi) e na sexta (07) volta a ocorrer no barracão central. Na segunda-feira (10) será a vez da população da Vila Tereza ter acesso ao estoque, que estará à disposição na entrada local. O cronograma fecha dia 11, outra vez no Bairro Oriental, mas com a iniciativa ocorrendo então na Rua Germano Hasslocher.

Ação semelhante ocorreu nas duas últimas semanas, quando ainda em meio à enchente parte das peças recebidas para doação em Estrela foram descentralizadas em cinco escolas do município, também localizadas nos bairros mais atingidos pela força das águas e as de baixa renda. Para a secretária da Secultur, Carine Schwingel, é uma forma de facilitar o acesso das pessoas ao que foi arrecadado através da solidariedade geral, antes e depois da enchente. “Pretendemos sim é ajudar as pessoas que foram atingidas pela enchente, mas também aquelas que precisam tomar precauções por conta do frio, que vai voltar. Foram mais de 600 pessoas de famílias de todos os bairros que já antes da enchente nos procuraram em razão da necessidade de obterem novas peças de roupas, calçados, cobertores e outros itens devido ao inverno, e que puderam ser atendidas graças à solidariedade da população, que sempre responde aos nossos pedidos, e ao trabalho desenvolvido no Brechó”, destaca. “E ao levar o Brechó aos bairros queremos fazer com que estas famílias tenham um acesso mais fácil ao resultado de tanto empenho e possamos dar a oportunidade a todos. São pessoas mais carentes, poucas têm meios próprios de condução, e assim também colaboramos com o distanciamento social, pois se reduz a circulação.”

Cronograma

– 28/07 (terça-feira) – Bairro Moinhos (em frente à Escola Estadual de Moinhos))
– 29/07 (quarta-feira) – Loteamento Marmitt (em frente ao Cras)
– 30/07 (quinta-feira) – Bairro Oriental (na Rua General Osório
– 31/07 (sexta-feira) – fixo no Barracão (toda a sexta-feira)
– 03/08 (segunda-feira) – Bairro Imigrantes (campo de futebol)
– 04/08 (terça-feira) – Loteamento Popular (em frente a praça)
– 05/08 (quarta-feira) – Loteamento Nova Morada (na avenida central)
– 06/08 (quinta-feira) – Bairro das Indústrias (junto a Ambi)
– 07/08 (sexta-feira) – fixo no Barracão (toda a sexta-feira)
– 10/08 (segunda-feira) – Entrada da Vila Tereza
– 11/08 (terça-feira) – Bairro Oriental (Rua Germano Hasslocher

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela