Solidariedade Lajeado

Brechó Solidário inicia roteiro pelos bairros

Programação seguirá por mais bairros e comunidades nos próximos dez dias

Edições são realizadas junto às comunidades mais carentes ou atingidas pelas cheias do Rio Taquari

Foi aberta nesta quarta-feira (29) a programação especial do Brechó Solidário nos Bairros. O programa conhecido por disponibilizar roupas, calçados e acessórios gratuitamente em sua sede, junto ao prédio da antiga Polar, na Rua Arnaldo José Diel, abriu um roteiro de edições por bairros e loteamentos de Estrela, principalmente os que contam com população mais carente e recentemente atingida pelas fortes chuvas e enchentes. A ação ocorrerá por nove dias em oito diferentes comunidades, facilitando o acesso da população ao material.

As peças arrecadadas, principalmente as de inverno, pelo programa da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e outras iniciativas da Prefeitura de Estrela, além de doações comunitárias, foram disponibilizadas ao longo da manhã e tarde desta quarta aos moradores do Loteamento Marmitt, em frente ao Cras. O local teve grande movimento de pessoas de todas as idades. Uma pequena ala feminina da família Ledur compareceu ao brechó. Acompanhada de Katiúscia e Mirela – irmãs – e Ketlin, a avó Adelaide Maria Ledur aproveitou a oportunidade de encontrar algumas peças para ela e as três netas. “Temos que agradecer. Muito obrigado a quem ajuda.”

A iniciativa ocorrerá sempre das 9h às 16h. Em caso de chuva, a ação do respectivo dia, como ocorreu na terça-feira (28) é adiado para posterior data. As roupas e demais itens ficam separados em mesas conforme o segmento e classificação (masculino, feminino, infantil e tamanhos), onde as pessoas poderão escolher as peças a serem levadas gratuitamente. Como já ocorre na sede central do Brechó, haverá uma limitação de dez itens por pessoa e um controle para que as mesmas não se beneficiem mais de uma vez do processo. A fim de evitar espaços fechados, que pode facilitar a disseminação do coronavírus, é realizado em ambientes ao ar livre e respeita regras como o acesso limitado de pessoas por vez e o uso de máscaras. Ocorrerá em locais fixos e conhecidos de bairros selecionados, conforme um roteiro e cronograma.

Nesta quinta-feira (30) ocorrerá no Bairro Oriental (na Rua General Osório). No dia 31 volta ao barracão central do Brechó (das 8h às 11h30min e das 13h30min às 16h). Na outra semana, já em agosto, o roteiro inicia na segunda-feira (03) no Bairro Imigrantes (no campo de futebol local). No dia 04 será a vez do Loteamento Popular (em frente a praça) receber a iniciativa. No dia 05 a movimentação ocorrerá no Loteamento Nova Morada, na avenida central. Na quinta-feira (06) o Brechó vai ao Bairro das Indústrias (junto a Ambi) e na sexta (07) volta a ocorrer no barracão central. Em razão do primeiro adiamento, a programação sofreu alterações na sua terceira semana. A segunda-feira (10) será a nova data do Bairro Moinhos (em frente à Escola Estadual de Moinhos). A edição da população da Vila Tereza passa para o dia 11 e o cronograma fecha dia 12, outra vez no Bairro Oriental, mas com a iniciativa ocorrendo então na Rua Germano Hasslocher. Também em sistema de rodízios, apresentações musicais de Reinaldo Kerpen, voluntário Elmir Algayer e integrantes do Núcleo Cultural levarão um pouco de música e alegria aos momentos de solidariedade.

Cronograma – das 9h às 16h

– 29/07 (quarta-feira) – Loteamento Marmitt (em frente ao Cras) – já realizado

– 30/07 (quinta-feira) – Bairro Oriental (na Rua General Osório)

– 31/07 (sexta-feira) – fixo no Barracão (toda sexta-feira; 8h às 11h30min; 13h30min às 16h)

– 03/08 (segunda-feira) – Bairro Imigrantes (campo de futebol)

– 04/08 (terça-feira) – Loteamento Popular (em frente à praça)

– 05/08 (quarta-feira) – Loteamento Nova Morada (na avenida central)

– 06/08 (quinta-feira) – Bairro das Indústrias (junto a Ambi)

– 07/08 (sexta-feira) – fixo no Barracão (toda sexta-feira; 8h às 11h30min; 13h30min às 16h)

– 10/08 (segunda-feira) – Bairro Moinhos (em frente à Escola Estadual de Moinhos)

– 11/08 (terça-feira) – Entrada da Vila Tereza

– 12/08 (quarta-feira) – Bairro Oriental (Rua Germano Hasslocher)

Texto: Rodrigo Angeli
fotos: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela