Solidariedade Social Estrela

Brechó Solidário retoma edições pelos bairros

População local pôde conferir as peças de roupas disponíveis de manhã e à tarde

Ações especiais são realizadas junto às comunidades mais carentes ou atingidas pelas cheias e contam agora com apresentações culturais

Foi dado início, nesta segunda-feira (03), à segunda semana da programação do Brechó Solidário nos Bairros. O especial roteiro do programa que disponibiliza roupas, calçados e acessórios gratuitamente recomeçou pelo Bairro Imigrantes e se estenderá pelos próximos dias por outras comunidades, tendo também agora como atrações extras uma série de apresentações culturais preparadas por professores, alunos e parceiros do Núcleo Cultural.

O programa social que rotineiramente acontece às sextas-feiras em sua sede, junto ao prédio da antiga Polar, na Rua Arnaldo José Diel, abriu na semana passada um roteiro de edições por bairros e loteamentos de Estrela, principalmente os que contam com população mais carente e recentemente atingida pelas fortes chuvas e enchentes. A série de nove edições em oito diferentes comunidades iniciou no Loteamento Marmitt e também já passou pelo Bairro Oriental (na Rua General Osório). Nesta segunda-feira, desde cedo, foi a vez dos moradores do Imigrantes, respeitando regras de isolamento social, terem acesso às centenas de peças do estoque do Brechó, em sua maioria de inverno, arrecadadas pelo programa da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e outras iniciativas da Prefeitura de Estrela, além de doações comunitárias. Pela manhã, o público presente ainda pôde apreciar a apresentação de voz, violão e carron por parte de Zuleica Regina Rambo, Mateus Rambo e Luis Carlos da Silva Bastos, todos professores do Núcleo. O acesso às roupas, por parte de pessoas de todas as idades, seguiu com grande movimentação até as 16h.

A iniciativa prossegue pelos próximos dias e ocorrerá sempre das 9h às 16h. Em caso de chuva, a ação do respectivo dia é adiada. As roupas e demais itens ficam separados em mesas conforme o segmento e classificação (masculino, feminino, infantil e tamanhos), onde as pessoas podem escolher as peças a serem levadas gratuitamente. Como já ocorre na sede central do Brechó, haverá uma limitação de dez itens por pessoa e um controle para que as mesmas não se beneficiem mais de uma vez do processo. A fim de evitar espaços fechados, que pode facilitar a disseminação do coronavírus, é realizado em ambientes ao ar livre e respeita regras como o acesso limitado de pessoas por vez e o uso de máscaras.

 

Próximas e apresentações

Nesta terça-feira (04) será a vez do Loteamento Popular (em frente a praça) receber a iniciativa da Secultur. A mesma contará, a partir das 13h30min, com apresentação do professor Alexandre Deicke no saxofone. Na quarta-feira (05) a movimentação ocorrerá no Loteamento Nova Morada, na avenida central. Também à tarde, a partir das 14h, todos poderão prestigiar a apresentação de Cristine Vasconcellos, professora de violino/cordas do Núcleo. Na quinta-feira (06) o Brechó vai ao Bairro das Indústrias (junto a Ambi). A comunidade local será prestigiada ainda por três apresentações: as duas primeiras de alunos de gaita do professor Alexandro Franz: às 10h30min – Willian de Souza Farias, 11h – Orlando Silvino Dienstmann, acompanhado de Elton Welp no violão. À tarde, a partir das 14h, show com o próprio professor Alexandro Franz ao lado de outro professor Solon Chaves no contrabaixo. Na sexta (07) o Brechó volta a ocorrer no barracão central (8h às 11h30min; 13h30min às 16h). Às 14h, o aluno de clarinete do Núcleo, Nícolas Dornelles de Oliveira, comandado pelo professor Bernardo Hunecke, fará espetáculo.

 

Terceira semana

A segunda-feira (10) é a data reservada para o Brechó no Bairro Moinhos (em frente à Escola Estadual de Moinhos). O professor Vicente Breyer tocará piano elétrico a partir das 14h. A edição da população da Vila Tereza está agendada para o dia 11, valorizada por outra apresentação de Cristine Vasconcellos (violino) às 10h. O cronograma fecha dia 12, outra vez no Bairro Oriental, mas com a iniciativa ocorrendo então na Rua Germano Hasslocher. Bernardo Hunecke e Solon Chaves se apresentarão no saxofone e violão ao público presente a partir das 14h.

 

Cronograma – das 9h às 16h

– 29/07 (quarta-feira) – Loteamento Marmitt (em frente ao Cras) – já realizado

– 30/07 (quinta-feira) – Bairro Oriental (na Rua General Osório) – já realizado

– 31/07 (sexta-feira) – fixo no Barracão – já realizado

– 03/08 (segunda-feira) – Bairro Imigrantes (campo de futebol) – já realizado

– 04/08 (terça-feira) – Loteamento Popular (em frente à praça)

– 05/08 (quarta-feira) – Loteamento Nova Morada (na avenida central)

– 06/08 (quinta-feira) – Bairro das Indústrias (junto a Ambi)

– 07/08 (sexta-feira) – fixo no Barracão (toda sexta-feira; 8h às 11h30min; 13h30min às 16h)

– 10/08 (segunda-feira) – Bairro Moinhos (em frente à Escola Estadual de Moinhos)

– 11/08 (terça-feira) – Entrada da Vila Tereza

– 12/08 (quarta-feira) – Bairro Oriental (Rua Germano Hasslocher)

 

 

Texto: Rodrigo Angeli
fotos: Secultur/Prefeitura de Estrela
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela