Segurança Estrela

Brigada Antialcoólica elabora primeira campanha

Tema central da nova ação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa) de Estrela ficou acertada em reunião ampliada

Reunião ampliada da Cipa contou com a participação de diversos setores

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa) da Prefeitura de Estrela realizou reunião na última quinta-feira (25). De forma ampliada, contou com a participação de outras entidades, centros e serviços, prestigiada ainda pelo secretário municipal da Administração e Recursos Humanos (SeadRh), Jônatas dos Santos. A relevância do encontro se deu a partir das decisões a serem tomadas referentes a próxima campanha de prevenção da Cipa. Propostas foram apresentadas aos participantes e ficou acertada o seu foco no combate ao alcoolismo a partir da Brigada Antialcoólica, já criada.

Participaram do encontro representantes e lideranças do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Comissão da Sindicância da Prefeitura, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmet); Defesa Civil de Estrela; Controle Interno e Cipeiros. As campanhas fazem parte das obrigações legais da Cipa, que foca também suas ações no combate às drogas, Aids e acidentes de trabalho entre outras. O Secretário Santos ressalta a importância. “O tema do alcoolismo precisa ser encarado no meio profissional de forma séria e concreta. Queremos levar ao trabalhador nesta condição o auxílio, o apoio e a conscientização”, frisa o titular da SeadRh.

A proposta base da nova campanha partiu da Cipa. “É o alcoolismo a porta de entrada para muitas das outras ocorrências”, explica Airton Engster dos Santos, presidente da Comissão, aos justificar o foco. A mesma prevê a elaboração de uma cartilha sobre a problemática que será elaborada e distribuída em todas as secretarias e setores da Prefeitura de Estrela. A mesma projeta ainda palestras periódicas a respeito do tema, visando pequenos e grandes números de trabalhadores, utilizando-se quando possível da dramatização de situações reais vividas ou que possam vir a ocorrer. Também visa incluir o tema “alcoolismo e suas consequências” nas reuniões de avaliação da Cipa e no programa de celebração da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).

Para os trabalhadores já identificados como alcoólicos ou potenciais, organizar palestras exclusivas com a participação de familiares, motivar e facilitar o acesso ao tratamento. Buscar o apoio de servidores que espontaneamente se propõe a auxiliar a Brigada Antialcoólica com a participação conjunta dos mestres, encarregados do serviço social e Medicina do Trabalho. Mais informações na Cipa pelo telefone 9.9520-6323.

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Cipa/Divulgação/Prefeitura de Estrela