RS RSS Rural - Agricultura Muçum

Busca pela diversificação gera edificação de novo empreendimento agrícola

Na manhã de sexta-feira (10), o prefeito Lourival de Seixas e o vice-prefeito Lauro Fronchetti, estiveram na propriedade (Foto: Divulgação)

A Administração Municipal de Muçum, através da Secretaria de Agricultura, fez nas últimas semanas a terraplanagem e a abertura de um depósito para dejetos de novo empreendimento agrícola na Linha 20 de Setembro. Trata-se da edificação de um chiqueiro automatizado, com capacidade máxima para 1300 porcos, investimento da família Salini.

O chiqueiro funcionará como uma creche, nome dado a edificação destinada aos leitões desmamados. Posteriormente, os animais são encaminhados a outros chiqueiros para passar pelo processo de crescimento e terminação. Conforme o proprietário, Ademir Salini, a iniciativa visa diversificar a produção na propriedade que conta 30 vacas de leites – as quais produzem a média de 16 mil litros ao mês – e conta com cultivo de uva, colhendo 20 mil quilos da fruta na última safra.

E, os investimentos da família não devem parar por aí. Após a conclusão do empreendimento, o agricultor planeja estender a produção, com a construção de um novo chiqueiro, chegando a abrigar quase dois mil porcos. A esposa de Ademir, Janete Pedretti Salini, conta que o casal objetiva ainda investir na produção de bergamotas.

Nesta manhã, o prefeito Lourival de Seixas e o vice-prefeito Lauro Fronchetti, estiveram na propriedade, onde conversaram com Ademir e Janete e ouviram o anseio em investir no setor primário. Para Seixas, esse desejo é fruto de um trabalho que inicia após conversas e garantia de auxílio da Administração Municipal para com iniciativas como a da família. “O setor agrícola de Muçum tem margem para crescer e é o que vem acontecendo, refletindo na estruturação de outros setores, o que garante o crescimento do município”, comenta.

Texto: Ascom Muçum