Brasil Turismo

Busca por turismo de aventura cresce mais de 15% no Brasil

A procura pelo país como destino de ecoturismo e de turismo de aventura subiu de 12,8%, em 2014, para 15,7%, no ano passado (Foto: Divulgação)
A procura pelo país como destino de ecoturismo e de turismo de aventura subiu de 12,8%, em 2014, para 15,7%, no ano passado (Foto: Divulgação)

O Brasil é um dos destinos turísticos mais desejados pelos estrangeiros e os locais visitados vão muito além das belas praias da costa brasileira: as viagens estão se expandindo para a Floresta Amazônica, o Pantanal, o Cerrado e a Mata Atlântica. A procura pelo país como destino de ecoturismo e de turismo de aventura subiu de 12,8%, em 2014, para 15,7%, no ano passado.

Os dados são da pesquisa Demanda Turística Internacional, do Ministério do Turismo. Segundo a pasta, o percentual reforça a posição do país como uma das principais rotas turísticas internacionais.

Durante a pesquisa, foram ouvidos 35.133 turistas estrangeiros em 16 aeroportos internacionais, que representam mais de 99% do fluxo internacional aéreo. Também houve entrevistas em dez fronteiras terrestres, que representam cerca de 90% do fluxo internacional terrestre.

Segundo dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a visitação às unidades de conservação federais aumentou significativamente na última década. Se forem considerados somente os parques nacionais, o número de visitantes subiu 238%, passando de 2,99 milhões, em 2007, para 7,14 milhões, em 2015.

No campo do turismo de aventura, o Brasil também é referência internacional. No primeiro semestre de 2016, dois estabelecimentos brasileiros obtiveram a certificação internacional para atividades desse segmento. Eles figuram entre os primeiros a conquistarem esse tipo de certificação no mundo.

Texto: Agência CNM com informações do Ministério do Turismo