Alimentação Anta Gorda RS RSS Destaques Turismo

Café colonial: uma ótima opção para o inverno

Parada Toigo está localizado em Distrito de Itapuca, Anta Gorda (Fotos: Divulgação)

Um banquete que enche a boca d’água. Com 30 opções de doces e salgados o café colonial, preparado pela família Toigo, é sucesso e recebe semanalmente dezenas de visitantes.

Localizado no Distrito de Itapuca, em Anta Gorda, o empreendimento turístico surgiu em 2011 com a loja de produtos coloniais e, em 2013, a opção de café, almoço ou janta. “A ideia surgiu quando eu era pequeno, pois meu pai comentava da necessidade de ter algo para oferecer aos turistas que visitavam a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. Buscamos especialização em todas as áreas do turismo. Em 2004 entrei na prefeitura como operário para fazer a limpeza do parque da gruta e viabilizar o negócio”, conta Sidnei Toigo, proprietário. Em 2005, a esposa, Serlei, fez o Empretec Lajeado e o tão esperado sonho aos poucos ganhou forma, sabor e realidade.

Entre as delícias típicas coloniais esfira de frango e rês, pão de forno, cucas recheadas, mamica de nega, bolo de erva mate, bolo de nozes, esfregolão, biscoitos caseiros, nozes caramelizada e abóbora caramelizada. Churrasco de rês, frango assado, costelinha suína, massa caseira, tortei, radici cotti com bacon, fortaia, saladas diversas, polenta consa, polenta brustulada com salame e queijo fritos, sopa de capeletti com carne lessa, prato de frios com salame, queijo, morcilla preta e queijo de porco e sobremesas diversas. Café, leite e chás, várias tipos de sucos, vinho em taças ou jarras e cervejas (bebida não inclusa).

O Parada Toigo funciona de segundas-feiras à domingo, mediante agendamento antecipado pelos telefones (51) 3756-1147, ramal 2252, (51) 9 9970-74641 ou (51) 9 9712-6694 (whatsapp). O almoço ou janta tem o custo de R$38,00 e o café R$ 28,00.

Cardápio conta com 30 itens entre doces e salgados

Mas não é só os produtos fabricados pela família nem o delicioso cardápio que se destaca. O empreendimento oferece uma excelente infraestrutura e contato com a natureza. Os visitantes podem ainda alimentar os animais domésticos (ovelhas, galinhas, perus e pavão).       “Um cliente nos disse que não servimos um almoço no restaurante, mas sim um almoço de família. Sem dúvida essa frase nos descreve e acho importante sermos reconhecidos dessa maneira. Prezamos por momentos diferenciados e em família”, destaca.

Segundo Toigo, novidades estão planejadas e em breve serão divulgadas. “Projetos sempre existem e são fundamentais para manter os clientes e atrair novos visitantes”, revela. Mais informações podem ser acompanhadas em facebook.com/ParadaToigo/.

Texto: Ascom Amturvales