Encantado RSS Turismo

Café com Turismo ressalta a importância dos eventos na Região

Presidente da Abeoc, Maurício Cavichion, destacou as potencialidades do Vale do Taquari
Presidente da Abeoc, Maurício Cavichion, destacou as potencialidades do Vale do Taquari (Foto: Elisangela Favaretto/Portal Região dos Vales)

Na manhã da terça-feira (04) ocorreu o Café com Turismo, no Auditório Brasil, do Centro Administrativo. A atividade iniciou às 8h30min com a recepção da Casa 7 e um café da manhã. Em seguida houve a palestra “A Importância dos Eventos para o Desenvolvimento do Turismo”, com o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), Maurício Cavichion. A atividade foi gratuita e contou com a participação de profissionais dos mais variados segmentos de eventos, fornecedores, secretarias municipais, entidades, empreendedores, associados da Amturvales, agências de viagem e hotéis. A atividade integrou a 4ª Semana Municipal do Empreendedorismo.

Durante a palestra, Cavichion destacou as potencialidades do Vale do Taquari e apresentou alguns dados de uma pesquisa sobre o turismo de eventos no Brasil, que foi realizada no período de 2001 a 2013, pela Abeoc, em parceria com o Sebrae e o Observatório do Turismo.

“O Vale do Taquari é uma escola de bons exemplos. Os eventos tem a mesma ou até maior importância do que os atrativos turísticos. Aqui percebemos um grande potencial para captar ou criar eventos esportivos, sociais, técnico-científicos, feiras populares, culturais, feiras comerciais, eventos religiosos, corporativos, infantis e eventos para idosos. Em cada atividade realizada é possível aumentar o faturamento; gerar mais empregos; pagar mais impostos; proporcionar felicidade e marcar vidas”, explicou o palestrante.

Conforme pesquisa realizada pela Abeoc, o Brasil apresentou um crescimento no turismo de eventos. Em 2001 foi gerada uma receita de cerca de 37 bilhões de reais com este segmento turístico no País. Além disso, foram gerados 938.656 empregos e mais de 4 bilhões de tributos pagos. Em 2013, a receita gerada girou em torno de 209 bilhões de reais, com 7.573.676 empregos gerados e o pagamento de 48.688 bilhões em tributos.

Ainda conforme o palestrante, de 2001 até 2013, a Região Sul perdeu para a região Nordeste em produção de eventos. 52% dos eventos estão concentrados na região Sudeste, 20% na Nordeste, 15% na Região Sul, 9% na Centro – Oeste e 4% na Região Norte. “O Nordeste negocia em bloco. Eles vão atrás, são unidos e conseguem fortalecer todos os Estados. Mas, mesmo com menos eventos, a Região Sul conseguiu ter mais participantes. Isso se deve ao acolhimento gaúcho, a qualidade dos serviços e a inovação no que é oferecido. Agora o desafio é recuperar o número de evento e atrair um público cada vez maior”, complementa Cavichion.

O turismo incentiva o desenvolvimento socioeconômico local, contribui para a geração de empregos, renda e a criação de uma infraestrutura que beneficia não só o turista, mas toda a população da cidade. “O Vale do Taquari tem um grande potencial. Nós estamos próximos de Porto Alegre, da Serra Gaúcha e estamos entre os principais Polos do Estado. O evento foi importante para que as pessoas pudessem compreender como o turismo movimenta a economia local”, ressalta a proprietária de uma agência de turismo, Tatiana Gartner.

Da mesma forma a turismóloga da Amturvales, Lizeli Bergamaschi ressaltou que “o evento foi inspirador, pois os participantes puderam compreender como os mais diversos segmentos da sociedade se envolvem com o turismo. Agora é fortalecer o que já temos e ir em busca de novas alternativas”.

Representantes de diversos segmentos da sociedade participaram do evento (Foto: Elisangela Favaretto)
Representantes de diversos segmentos da sociedade participaram do evento (Foto: Elisangela Favaretto/Portal Região dos Vales)

“Com a excelente palestra do Maurício e os exemplos apresentados, saímos fortalecidos do encontro, cientes de que a nossa região tem muito potencial. Nosso objetivo foi aproximar o trade da região, para juntos avançarmos e proporcionarmos o crescimento do setor. Temos que valorizar tudo que já foi construído até hoje e dar sequência, pelo esforço e vontade das entidades, voluntários, empresas e profissionais que participaram do evento, temos a certeza que continuamos no caminho certo. Agora é continuarmos unimos para fortalecer os nossos eventos e captar novos”, explica o diretor da Lume Eventos Daniel Aires.

Esta atividade foi realizada pela Amturvales, Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo e Lume Eventos. Teve o apoio da Abeoc RS, Dália Alimentos, Casa 7, Floricultura Paraíso das Flores, Emater/RS, APL, Moinho Sangalli, Divine Chocolates, Artesanato Locatelli, Dihellen Cosméticos, Erva-Mate Essência Gaúcha e DBR Sonorização.

A 4ª Semana Municipal do Empreendedorismo conta com o patrocínio do Sicredi. Ela é realizada pela CDL Encantado, APL – Agroindústrias Familiares do Vale do Taquari, Uergs, Amturvales, ACI-E, Secretaria Municipal da Juventude, Desporto e Turismo, LUMECEP Região dos Vales Comunicação Digital e Lume Eventos.

Texto: Portal Região dos Vales