Emprego RS RSS Estrela

Café da manhã promovido pela Sedesth reúne empresas parceiras

No final do encontro representantes das empresas receberam uma lembrança feita pelas crianças do Cemai (Foto: Jaqueline Backes)

Representantes de empresas de diversos segmentos, prefeito, vereadores, secretários municipais e convidados participaram do “Café com Ideias”, realizado na última sexta-feira (13) no Salão Nobre da prefeitura de Estrela. Promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), teve como objetivo compartilhar com as empresas parceiras os esforços da pasta nas áreas sociais e reforçar a importância das ações conjuntas entre poder público e iniciativa privada na área do trabalho.

Conforme o secretário José Alves, nos últimos anos Estrela vem apresentando grandes avanços na geração de empregos. Um dos motivos, segundo ele, é a parceria firmada com aproximadamente 80 empresas da região, que contratam funcionários encaminhados pela Sedesth. “Balanço feito no último ano apontou mais de 500 famílias beneficiadas com um posto de trabalho”, destacou. Na ocasião o prefeito Rafael Mallmann agradeceu a todos pela confiança no trabalho da secretaria e por auxiliar na luta para que muitos cidadãos possam ter um futuro mais alegre e feliz. “Esta é uma pequena homenagem que a gente pode fazer a vocês, que estão nos ajudando no dia-a-dia. Obrigado a todos, de coração”, completou.

Para a funcionária do Departamento de Recursos Humanos da Cooperativa Languiru, Elisângela Dreyer, uma das parceiras da Sedesth, o trabalho da pasta ajuda não só as famílias, mas também as empresas. Segundo ela, a iniciativa deveria servir de exemplo a outros municípios, porque pouco se fala disso. “Tanto os jovens aprendizes, que vão se colocar no mercado, quanto as pessoas que estão procurando vaga de emprego, o trabalho com os idosos e com as crianças”, fala. Kátia Soares, do Setor de Seleção da BRF, organização que mais absorve candidatos para o setor de produção, diz que a parceria com a secretaria é antiga, mas se intensificou nos últimos tempos. No primeiro semestre a BRF absorveu 33 jovens aprendizes, dos quais 15 são de Estrela. “É uma parceria ótima. Acompanho o trabalho global da secretaria também através da mídia”, diz.

O secretário José Alves fez questão de destacar o empenho do coordenador do Trabalho, Eder Follmann, para essas conquistas. Segundo ele, a sugestão de realizar o Café com Ideias surgiu há dois meses para fazer uma espécie de prestação de contas, apresentar às empresas os resultados e mostrar de que forma elas colaboraram com a comunidade.

Ações da secretaria

Durante o evento foi exibido um vídeo com as principais ações da secretaria em todas as áreas. Entre elas o atendimento a famílias de baixa renda e situação de vulnerabilidade social; projetos habitacionais – Nova Morada I e II e o Nova Morada III, com construção de até 126 novas unidades; serviço de proteção básica nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) – unidades Moinhos e Centro, onde são desenvolvidos trabalhos com crianças, adolescentes e idosos; Centro Municipal de Atendimento Integrado (Cemai) – unidades Moinhos e Oriental; auxílio em caso de sinistros; e os principais avanços na área do Trabalho, com 500 famílias beneficiadas.

Texto: Ascom Estrela