RSS Eventos Lajeado

Caminhada e passeio ciclístico marcam encerramento da Semana da Pátria em Lajeado

 Centenas de participantes demonstraram seu amor pátrio em Lajeado (Foto: Rafael Scheeren Grün)
Centenas de participantes demonstraram seu amor pátrio em Lajeado (Foto: Rafael Scheeren Grün)

Em Lajeado, a Semana da Pátria foi encerrada na quarta-feira (07) com um passeio ciclístico e caminhada pelo centro da cidade. Logo cedo, a concentração ocorreu junto ao Parque Professor Theobaldo Dick, com mateada oferecida pela Ervateira Lago Verde, para espantar o frio protagonizado por um vento que não deu trégua durante todo evento. Ajudou também a instrução de alongamento oferecida ao público momentos antes da caminhada e passeio ciclístico.

Em seguida, à pé ou com suas bicicletas, o público saiu do parque em direção à Av. Benjamin Constant, por onde seguiu até a Rua Oswaldo Aranha e seus dois belvederes recentemente revitalizados. O trajeto teve sequência pela Rua Bento Gonçalves, contornando a Praça da Matriz e seguindo pela Rua Júlio de Castilhos até o posto Faleiro, de onde o público desceu pela Av. Benjamin Constant até a Rua Santos Filho, retornando ao Parque dos Dick. Quem ficou no parque pode conferir a exposição de artesanato e presença dos clubes de mães, bem como prestigiar o sorteio de brindes oferecidos pela Florestal, e de uma bicicleta aro 24, 18 marchas, oferecida pela Benoit. A sortuda que levou a bicicleta foi Edelvani Eloísa Dutra, do Bairro Moinhos D’Água.

“Foi sorte de principiante, pois nunca tinha participado. Adorei o prêmio e a organização do evento”, afirmou ela, entre gritos de felicidade em meio à família e os amigos. Por fim, os participantes não se intimidaram e degustaram picolés oferecidos pela Gemelli.

Em seu pronunciamento, a Secretária de Educação (SED) de Lajeado, Sandra De Mari, afirmou que o objetivo das comemorações e atos cívicos realizados ao longo da Semana da Pátria visaram fortalecer ainda mais a democracia brasileira, bem como estimular o respeito e o amor pátrios. Ela destacou que o Brasil é um país continental com diversos costumes em suas diferentes regiões. A partir desse exemplo, Sandra explicou que, em 2016, o município realizou atividades e momentos cívicos descentralizados, contemplando todos bairros divididos em oito micro regiões.

“Todas as escolas se envolveram, e como conseqüência, suas equipes de servidores e alunos”. Ela agradeceu a participação do público e também às secretarias de Cultura e Turismo (Secultur), Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Saúde (Sesa) e Departamento de Trânsito, que ajudaram na organização e promoção da Semana da Pátria em Lajeado. Iniciada na quinta-feira (1º), a Semana da Pátria teve como tema Qual é o Teu Jeito de Ser Brasileiro?, estimulando a reflexão sobre a identidade e o papel de cada pessoa na construção de uma sociedade mais democrática e cidadã.

Texto: Ascom Lajeado