Esporte Destaques Estrela

Caminhada Ecológica reúne mais de 350 pessoas em Estrela

Participantes puderam apreciar as belas paisagens do interior do município

A manhã ensolarada de domingo (14.04) e as belas paisagens do interior do município, nas localidades de Novo Paraíso e São Jacó, formaram o cenário para mais uma Caminhada Ecológica em Estrela. Em torno de 350 pessoas percorreram o trajeto de 9 quilômetros, a partir da Comunidade Evangélica de Novo Paraíso, onde foram recebidas pela equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, promotora do evento, com café e biscoitos. Após um alongamento, partiram para a atividade, que proporciona o contato com a natureza e une lazer e atividade física.

Foram cerca de 2h30min de uma caminhada que passou por estradas, propriedades rurais, lavouras e locais de mata fechada, onde a natureza mostrou toda a sua exuberância e fez a moldura de um dia perfeito para as pessoas que gostam da natureza e de atividades ao ar livre. Como as amigas Viviane da Cunha, Patrícia Neves dos Santos e Giovana Bratti de Leão, de Lajeado. Viviane e Giovana participaram pela primeira vez, a convite da amiga, e resumiram numa palavra a caminhada: “maravilhosa”. Amantes de atividades junto à natureza – “para sair do estresse da cidade” – prometem voltar numa próxima edição, já agendada pela Smel para o mês de outubro.

Um dos locais que mais chamou atenção, por sua beleza natural, foi a Cascata de Santa Rita, onde houve uma parada para descanso. Uma pequena ponte foi construída para que os caminhantes pudessem cruzar o arroio, abaixo da queda d’água. Local para contemplação e muitas fotos e registros por parte do grupo. Além de percorrer a trilha, no meio da mata que circunda o local, também despertaram a curiosidade as ruínas dos prédios que, no passado, abrigaram uma usina geradora de energia.

O secretário de Esportes e Lazer, Júlio Saldanha, comemora o sucesso desta 7ª edição, uma das maiores realizadas pela Smel em número de caminhantes. Ele ressalta a proposta da secretaria em diversificar as promoções esportivas e de lazer, para todos os tipos de público, como o das Caminhadas Ecológicas, que reúnem pessoas de todas as idades, amigos e famílias. Saldanha destaca o grande número de participantes de outras cidades, o que revela o caráter regional da atividade. “Valoriza o nosso município, nosso interior e suas belezas naturais”, ressalta.

Para participar da caminhada foi solicitada somente a doação de um novelo de lã antialérgico (Cisne Super Bebê). O material será doado para que possa ser utilizado pelas voluntárias do Hospital Estrela na confecção de produtos para recém-nascidos, artesanato e outros itens.

 

 

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider