Meio Ambiente RSS Destaques Estrela

Caminhada Ecológica revela belezas do interior

caminhada-ecologica_final_trigo
De volta ao centro, a passagem por uma plantação de trigo (Foto: Paulo Ricardo Schneider)

Mais de 50 pessoas encararam, no domingo (6), o desafio de caminhar 12 quilômetros pelo interior do município na 1ª Caminhada Ecológica de Estrela, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). O dia de sol e a temperatura agradável contribuíram para que os participantes, que saíram do Parque Princesa do Vale pouco depois das 8h, pudessem apreciar as belezas naturais das localidades de Arroio do Ouro e Delfina, por onde foi feito o trajeto.

Do parque o grupo seguiu por Arroio do Ouro em direção a Delfina, passando por estradas municipais, pequenas vias entre propriedades rurais, matos de acácia e eucalipto e, da Transantarita ao Bairro Auxiliadora, por um campo de trigo que deu nova cor à paisagem. A iniciativa, pioneira na cidade, agradou os participantes, que já pedem uma nova edição. A auxiliar de enfermagem Rosângela Araújo Kilian, que participa dos eventos esportivos promovidos pela Smel, disse ter adorado a caminhada. “Vale fazer mais. Todas as que virão, vamos participar”, prometeu.

A massoterapeuta Daniela Macedo, de Lajeado, também esteve na caminhada. “Foi uma ótima iniciativa. Participarei de todas as que tiverem e vou divulgar”, ressaltou. Para Daniela, que integrou grupos em ações semelhantes realizadas na região, o diferencial do evento foram os trajetos pelo mato. “Fez a diferença”, assinalou. Foram pouco mais de 3 horas de caminhada, com paradas onde houve distribuição de água e frutas, chegando ao final no Princesa do Vale.

O secretário de Esportes e Lazer (Smel), Júlio Saldanha, avalia positivamente a caminhada que, segundo ele, atingiu plenamente o objetivo proposto: oferecer uma atividade física diferente, agregando os simpatizantes deste tipo de evento e promovendo a consciência ecológica e possibilitando aos participantes conhecer um pouco mais do interior do município. “Mais de 50 pessoas prestigiaram a atividade, o que consideramos um sucesso, tendo em vista que foi a primeira edição”, ressalta.

Conforme Saldanha, está sendo avaliada a possibilidade de ocorrer uma segunda edição ainda este ano. “Há uma proposta de buscar um novo roteiro, ou então dar uma nova oportunidade para aqueles que não conseguiram participar desta, repetindo o roteiro das acácias”, diz.

O secretário acrescenta, por fim, que a intenção é incentivar cada vez mais este tipo de atividade. “Esportes e atividades junto à natureza estão em ascensão, com um número cada vez maior de adeptos. A nossa proposta é variar os roteiros e propor desafios maiores, com caminhadas noturnas e maiores distâncias, por exemplo. Ele encerra fazendo um agradecimento especial a Univale e Rede Nacional de Encomendas Ltda. pelo apoio ao evento.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Estrela