Cultura Mulher Destaques Lajeado

Caminhada pela Rua Júlio de Castilhos marca o Dia da Mulher em Lajeado

Uma ação marcada por união e comemoração atraiu olhares de quem passava pelo centro de Lajeado nesta sexta-feira, 08/03. No dia em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Lajeado, por meio do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), vinculado à Secretaria Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) com o apoio das secretarias municipais e Grupo Independente, realizaram a Caminhada das Mulheres. O evento iniciou no largo da prefeitura, e contou com testes rápidos de saúde e cobertura ao vivo do estúdio móvel do Programa Panorama da Rádio Independente, com a participação dos comunicadores Aline Silva e Fabiano Conte.

Desde o início da manhã, com um tapete vermelho colocado na rampa de acesso à Prefeitura de Lajeado, todas as mulheres, munícipes e servidoras que subiam na rampa durante o expediente, foram recepcionadas e homenageadas com muitos abraços, doces e mensagens de parabéns.

A concentração para a caminhada reuniu uma multidão no largo e contou com exames rápidos oferecidos pela Secretaria da Saúde (Sesa), de hapatites  B e C, HIV e sífilis. Além disso, a comunidade pôde verificar a pressão arterial, a glicose e o índice de massa corporal, e conhecer os trabalhos realizados pela Sthas e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag).

Usuária do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Espaço de cidadania, com 75 anos e com dificuldades de se locomover, Ella Schmitz fez questão de prestigiar a ação. “Fui a primeira do nosso grupo a chegar. Estar aqui neste evento para mim é um divertimento”, disse Ella.

Quando o sol apareceu, a rua Júlio de Castilhos foi tomada por mulheres, representantes de entidades, crianças da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (SLAN) e comunidade, dando início à Caminhada das Mulheres. Juntas, defendiam a igualdade de gênero e a luta contra a discriminação e violência contra a mulher. Conduzidas pela comunicadora Aline Silva e muita música, carregavam placas com mensagens e balões, e distribuíam lembranças e mensagens para quem transitava na rua.

Das calçadas, comerciantes e pedestres que apoiavam a causa apreciaram a passagem aplaudindo e carregando cartazes alusivos ao Dia da Mulher.

“A caminhada foi um sucesso. Isso nos mostra a força das mulheres que se empoderam e se fortalecem”, conta a titular do CRAM, Magda Rigo.

Texto e fotos: Pietra Darde
Lajeado – RS