Esporte Estrela Turismo

Caminhada reúne mais de 250 pessoas em trajeto pelo interior de Estrela

Participantes saíram da Comunidade de São Jacó para percorrer os 5 quilômetros da caminhada

Quase 80% do percurso, realizado pela primeira vez, foi feito em mata fechada

As paisagens do interior do município, na localidade de São Jacó, foram o cenário para mais uma caminhada ecológica em Estrela. Em torno de 250 pessoas percorreram o trajeto de 5 quilômetros, que teve início na Escola Municipal La Salle. No local, os participantes foram recebidos pela equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, promotora do evento, com suco e cuca. Após um alongamento, partiram para a atividade, que proporciona o contato com a natureza e une lazer e atividade física.

Foi pouco mais de uma hora caminhada, num percurso em que praticamente 80% foi em mata fechada. A caminhada reuniu pessoas de todas as idades – grupos de amigos e famílias – que passaram também por trilhas que cortavam as propriedades rurais. No trajeto, enfrentaram com disposição a mata, passando por pinguelas e pontilhões. Ao final, um último “obstáculo” para os que quiseram mais aventura: uma espécie de gangorra gigante, que foi utilizada para a travessia.

Esta foi a 8ª edição da Caminhada Ecológica, que tem levado grande número de pessoas – de Estrela e outras cidades – a participar da promoção. O secretário de Esportes e Lazer, Júlio Saldanha Pereira, diz que a avaliação é a melhor possível. “Foi um trajeto diferente, que até então não tínhamos feito, e que foi aprovado pelos caminhantes”, diz. Segundo ele, havia uma preocupação com o tempo, mas foi possível concluir o trajeto antes da chuva que caiu no domingo.

As Caminhadas Ecológicas não têm cobrança de inscrição. Desta vez foi solicitada a doação de fraldas de pano, sendo angariadas 355 unidades, que serão destinadas às voluntárias do Hospital Estrela.

Caminhada pela Vida

O secretário informa, por outro lado, que já estão abertas as inscrições para a Caminhada pela Vida, promovida pelo Governo de Estrela, através da Smel, e Liga Feminina de Combate ao Câncer. Será no dia 27 de novembro, às 19h30min, com saída do Sesi. Neste ano, conforme Júlio Saldanha, será num formato diferente, unindo também a Caminhada Ecológica Noturna. “A Caminhada pela Vida, em benefício do Instituto do Câncer Infantil, normalmente é realizada no Centro, mas este ano seguirá para o interior, na localidade de Arroio do Ouro”, explica. Segundo ele, não há limite para inscrições, que são gratuitas. As pessoas que quiserem colaborar podem adquirir camisetas, que serão comercializadas a partir desta terça-feira (29.10), na Smel, ao custo de R$ 25,00. Informações pelo telefone (51) 3981-1067, ou e-mail smel.esportes@estrela.rs.gov.br

 

 

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Estrela