Região RSS Destaques Turismo

Caminho das Cascatas é uma das opções do Turismo de Natureza

Trilha com 900 metros de extensão proporciona vista da Cascata do Moinho (Foto: Divulgação)

O Caminho das Cascatas, roteiro que liga os municípios de Sério, Boqueirão do Leão, Progresso e Forquetinha, também faz parte do projeto Turismo de Natureza do Vale do Taquari.

Trilhas, riachos, cascatas e muito verde. Esses são alguns dos atrativos que o roteiro proporciona aos turistas. As mais belas paisagens naturais, a riqueza da fauna e flora. Além de refeições coloniais com o sabor da comida italiana, alemã e gaúcha e um povo hospitaleiro fazem parte deste cenário ecológico encantador.

Ao todo, até o momento, nove empreendimentos participam deste grupo: Eco Trilha, Cabanha Leite, MS Centro de Saúde e Bem Estar, Hotel D’Fernandes, Sítio Campiol, Camping Decker, Camping Schedler, Propriedade Batisti e Cachorrão do Beto.

Interessados em realizar passeios podem entrar em contato com a Eco Trilha, pelo (51) 98444-6512, ou na Prefeitura Municipal de Sério, com Carla Ferri, no (51) 3770-1122.

Cerca de 80 pessoas ao mês visitam o Sítio Campiol

O Sítio Campiol, localizado no centro de Progresso, passou a fazer parte do turismo da região, oferecendo café colonial e um passeio por uma trilha de 900 metros, em meio a natureza, até a cascata do Moinho.

Pai e filhos comandam o negócio, mas o primeiro contato com o segmento se deu através de incentivo da secretaria de Turismo do município. “Nunca antes havíamos trabalho nesta área, hoje é uma fonte de renda extra. Nós fizemos os investimentos necessários, como infraestrutura, e eles nos proporcionaram cursos de capacitação”, conta, Alecson Campiol.

Percebendo a importância e a grande procura pelo turismo a família vê a necessidade de se reinventar. “Apostamos no projeto Turismo de Natureza, porque nos proporciona um trabalho em grupo, com troca de ideias e experiências, além de nos incentivar a buscar alternativas e novidades para oferecer aos visitantes”, relata.

O diferencial do atrativo está no produto disponibilizado aos turistas. “Primeiramente as pessoas desfrutam do café, com produtos totalmente caseiros, como salame, grostoli e chimias. Após, eles são convidados para realizar o passeio”, explica. O valor do café colonial é R$ 18,00 por pessoa incluindo a trilha, mediante agendamento pelo facebook, www.facebook.com/sitiocampiol, ou telefone/whatsapp (51) 99381-3315. Apenas o passeio custa R$ 5,00, e pode ser realizado sem guia, pois o caminho é todo sinalizado.

De acordo com Campiol, “a receptividade está sendo muito boa, em média recebemos 80 pessoas por mês, mas estamos trabalhando para aumentar este número, por meio de novas ideias”, revela.

Saiba mais:

O projeto Turismo de Natureza é uma iniciativa da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) em parceria com o Sebrae, para 2018/2019, que integra 10 municípios, incluindo Muçum, Encantado, Nova Bréscia, Vespasiano Corrêa, Arroio do Meio e Estrela, e, até o momento, 23 empreendimentos. O objetivo é alavancar o turismo no Vale do Taquari, por meio da promoção, divulgação e melhor oferta de serviços e produtos turísticos através de um trabalho coletivo.

Conforme a turismóloga da Amturvales, Lizeli Bergamaschi, “os atrativos naturais que cada município tem a mostrar e ser explorado pelos visitantes era um fator em comum entre eles, por isso apostamos nesta ideia”, explica.

Empreendedores interessados em participar tem até o dia 4 de abril para se inscrever, através do telefone (51) 99701-9196 ou e-mail diegoz@sebrae-rs.com.br, com Diego Zenkner.

Texto: Ascom Amturvales