Destaques Turismo Westfália

Caminhos de Westfália incentiva o turismo rural

Trajeto de 17,5 quilômetros foi lançado neste domingo, dia 31 de março

Tendo em vista fomentar o turismo rural e permitir o encantamento através de belezas naturais e históricas, foi lançado neste domingo, dia 31 de março, o Caminhos de Westfália. Em 17,5 quilômetros de caminhada, cerca de 80 participantes, vindos de diversas cidades gaúchas, puderam contemplar, entre vales e montanhas, igrejas, casarões antigos, construções enxaimel e propriedades rurais, além da cultura westfaliana.

Os visitantes foram recepcionados às 7h30min, com café da colônia servido nas imediações do Restaurante do Neca, junto ao trevo de acesso ao Centro do Município pela RSC-453 (Rota do Sol). A solenidade de inauguração ocorreu logo em seguida, na Prefeitura de Westfália, oportunidade em que os presentes também puderam apreciar a cultura do sapato de pau em forma de exposição.

Abrindo os pronunciamentos, o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES), Leandro Arenhart, parabenizou Westfália por ser o décimo terceiro município do Vale do Taquari a receber o caminho autoguiado. “Tenho certeza que todos aqueles que irão percorrer este trajeto se encantarão com Westfália, pois é um município rico em cultura e nos presenteia com diversas paisagens naturais. Que tenham um excelente dia e uma ótima caminhada”, desejou Arenhart, ainda agradecendo ao representante do projeto Passeios na Colônia, Alício de Assunção, por incentivar o turismo rural.

Desejando boas-vindas aos visitantes, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, enalteceu a riqueza cultural de Westfália. “A tradição do sapato de pau, através da dança e da fala, é, sem dúvidas, o nosso maior diferencial. Westfália conta com uma cultura única e preservamos isso com muito orgulho. No decorrer do trajeto, todos poderão observar que a cultura está presente de outras diferentes formas, seja na culinária, nas construções enxaimel e, inclusive, na receptividade do povo westfaliano”, frisou a secretária.

Por fim, o prefeito Otávio Landmeier lançou de forma oficial o trajeto Caminhos de Westfália. “Para nós, é uma grande alegria lançar o décimo terceiro caminho autoguiado no Vale do Taquari. Este será o ano da cultura em Westfália e este percurso contribui para isso, uma vez que mostra características peculiares da tradição alemã e é através dele que pretendemos atrair turistas para o Município. Encantem-se com as nossas belezas e voltem sempre à Westfália”, pontuou Landmeier, desejando uma boa estada a todos os visitantes.

Inaugurado oficialmente o Caminhos de Westfália e após aquecimento, os caminhantes seguiram para o trajeto de 17,5 quilômetros, o qual teve largada no Centro e percorreu as localidades de Linha Schmidt Fundos, Linha Paissandu e Linha Frank. Ao meio-dia, os visitantes participaram de almoço na Pizzaria Paissandu, em Linha Paissandu, onde puderam adquirir produtos e passear de trator. No início da tarde, ainda houve uma pequena participação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe, que demonstrou a tradição da dança com sapato de pau.

A partir de agora, o Caminhos de Westfália é uma atração turística consolidada no Município. Diariamente, das 7 às 18 horas, interessados podem percorrer a rota, sem o auxílio de condutores, pois há sinalização com placas padronizadas, instaladas junto às margens do caminho, indicando o percurso.

O projeto de caminhos autoguiados é uma realização da AMTURVALES e do Passeios na Colônia. O trajeto Caminhos de Westfália, por sua vez, tem o apoio da Prefeitura Municipal e da Emater/RS.

 

 

TEXTO E FOTOS: Paloma Driemeyer Valandro
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Westfália