Saúde RSS Marques de Souza

Campanha completa dez anos e busca ampliar contribuições em Marques de Souza

Representantes do hospital e da Certel Energia (Foto: Samuel Dickel Bünecker/Divulgação)
Representantes do hospital e da Certel Energia (Foto: Samuel Dickel Bünecker/Divulgação)

Mais de 700 pessoas prestigiaram, no sábado (18), o jantar beneficente alusivo aos 10 anos da Campanha Mãos Dadas com a Saúde em benefício da Associação Hospitalar Marques de Souza. Realizado na sede da Sociedade União Centenária, o evento aqueceu a fria noite com uma ampla programação, que envolveu a prestação de contas das ações promovidas com os R$ 206 mil arrecadados em doações na conta de luz, apresentação de corais, um delicioso jantar, sorteio de prêmios, novas adesões à campanha e muito calor humano.

Grande valia
O presidente da Associação Hospitalar, Marco Aurélio Lima Trindade, considera a campanha, instituída através de parceria entre a instituição, Certel Energia e prefeituras de Marques de Souza, Travesseiro, Pouso Novo, Forquetinha e Canudos do Vale, de grande valia. Tanto que foram apresentadas as principais melhorias realizadas nesta década. “Sem essa colaboração, com a crise na saúde, seria quase inviável realizarmos a recuperação que estamos fazendo graças ao apoio dos munícipes e moradores de municípios vizinhos. Precisamos de parceiros que nos ajudem a vencer as dificuldades”, enfatizou.

Trindade salienta a importância desta contribuição, agradecendo a mão estendida que, segundo ele, permitirá um futuro melhor para o hospital microrregional. Destaca que, com uma pequena contribuição, somada uma a uma, é possível construir um todo muito bom. “Seguiremos o espírito dos fundadores dessa instituição, que se doaram em prol de uma causa comum, e me orgulho de pertencer a ela”, frisou.

O presidente compara o atendimento do hospital com os de outras cidades ou regiões, onde o paciente geralmente é um número. “Aqui ele é o nosso vizinho, sendo tratado como se fosse de casa, e esta é a praticidade de termos um hospital no município. Como somos uma instituição sem fins lucrativos, visamos atender com qualidade”, pontuou.

Especializações
Para o prefeito de Marques de Souza, Ricardo Kich, a campanha faz com que o pouco de muitos seja retribuído em forma de saúde para a comunidade, e o evento comemorativo deve estimular ainda mais pessoas a também doarem. Assim, o hospital terá condições de ofertar mais serviços e, especialmente, novas especializações. “Ele nos proporciona facilidade e aconchego, com um atendimento carinhoso e familiar, atendendo uma microrregião e sendo porta de entrada para muitos pacientes via SUS. É importante não só manter, mas também renovar, ampliar e melhorar cada vez mais”, afirma.

De acordo com o prefeito, quando a doença bate no corpo, bate-se na porta do hospital e, agora, é o hospital que está chamando a comunidade para colaborar. O chefe do executivo convida a todos para conhecerem o programa e a sua lisura. “O que é doado realmente chega ao hospital, que faz um bom uso desse recurso. Quem tiver um pouco de reserva, que pense no hospital, pois um dia pode precisar dele também”, observa.

Amplitude
O gerente de relações institucionais da Certel Energia, Marco Aurélio Weber, representou a direção da cooperativa e apresentou dados da Campanha Mãos Dadas com a Saúde, que também é realizada em outros cinco hospitais (Ouro Branco, de Teutônia; São Salvador, de Salvador do Sul; São José, de Barão; Dr. Anuar Elias Aesse, de Boqueirão do Leão; e São José, de Sério). Ao total, segundo Weber, são 3.948 contribuintes que doam algum valor através da fatura de energia elétrica, contabilizando um total de R$ 17.702, de acordo com dados de junho deste ano. “Englobando somente Marques de Souza, Travesseiro e Pouso Novo, principais municípios atendidos por este hospital, chegamos a 4.056 consumidores. Ou seja, os 644 contribuintes que participam da campanha representam 16% desta população”, disse.

Conquistas
Entre os investimentos e melhorias realizadas com recursos da Campanha Mãos Dadas com a Saúde, estão: informática, material cirúrgico, louça para cozinha, equipamentos hospitalares, colocação de piso vinílico nos quartos, forro substituído por PVC, tecido para sala de cirurgia e para rouparia (travesseiros, colchões, edredons e cobertores), aquecimento solar, gerenciamento de resíduos, criação da sala de estabilização, melhorias no posto de enfermagem, canalização de oxigênio, Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), materiais de construção e reformas gerais do hospital.

Novas adesões
No evento, foram realizadas em torno de 70 novas adesões à campanha. Uma equipe do hospital percorrerá os municípios conveniados para explicar o funcionamento do programa e ampliar o número de contribuintes. Interessados em colaborar com doações podem procurar o hospital e a Loja Certel de Marques de Souza.

Texto: Assessoria de Imprensa da Certel