Saúde Meio Ambiente RS Os Vales em Notícia Forquetinha

Campanha contra mosquito é intensificada em Forquetinha

Jaqueline recolhe 36 amostras de água por mês para análise e manter o
município livre da doença

As condições meteorológicas desta época redobram atenção ao mosquito Aaedes Aegypti. Os dias quentes e úmidos formam condições perfeitas para proliferação dos insetos.

Quinzenalmente são recolhidas amostras de água em nove pontos estratégicos para serem enviadas ao laboratório de análises. Segundo a agente responsável em fazer as vistorias, Jaqueline Maria Seidel Bolkenhagen, nos últimos 12 meses nenhum foco foi encontrado no município. “Em março queremos pedir a desinfestação. Este resultado é fruto de muito trabalho e a colaboração das pessoas. Todos a eliminar qualquer possibilidade de termos água acumulada e propiciar o desenvolvimento das larvas”, enfatiza.

Um trabalho de conscientização é feito pelas agentes comunitárias de saúde no interior e com os clubes de mães e de bolão. “São palestras, conversas e visitas técnicas de orientação”, explica.

Comunidade auxilia
Segundo a secretária da Saúde, Habitação e Assistência Social, Heide Grunewald, o controle e combate a proliferação de mosquitos e borrachudos é realizado durante todo o ano.

O município faz vistorias constantes nos locais de armadilha e em pontos estratégicos, mas que a cooperação da comunidade é fundamental tendo em vista que a maior incidência de criadouros é nas residências. “Temos que manter cuidados permanentes”, reforça.

Evite a proliferação
– Não jogar lixo em terrenos baldios
– Eliminar água de pneus velhos, copos, potes, vidros e demais vasilhas
– Poços, tambores e reservatórios devem estar tampados
– Preencha pratinhos dos vasos de flores com areia
– Observar se lonas e plásticos utilizados para tapar materiais não têm água
acumulada

Foto e texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Forquetinha/FW Comunicação