RSS Estrela Geral

Campanha de arrecadação para o Fundo do Idoso é lançada em Estrela

- Material publicitário foi elaborado para a campanha Rodrigo Angeli
Material publicitário foi elaborado para a campanha (Foto: Rodrigo Angeli)

Uma breve cerimônia no Salão Nobre da Prefeitura, realizada na manhã da quinta-feira (17), marcou o lançamento da campanha de arrecadação para o Fundo Municipal do Idoso. A nova ação do Governo de Estrela, através da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), permite que gastos possam ser descontados do Imposto de Renda (IR) devido dos contribuintes, possibilitando a arrecadação de recursos que possam ser investidos na área.

Estiveram presentes ao evento o Prefeito em exercício, Valmor Griebeler; o secretário da Sedesth, José Itamar Alves; o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Élio Kunzler; a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ana Beatriz Eidelwein; a delegada regional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Elaine Strehl; e o ex-prefeito Leonildo José Mariani, que no ato representou a Fundação Vovolândia São Pedro, além de outras autoridades, representantes e convidados.

As doações para o Fundo observam os mesmos moldes das que são destinadas ao Fundo da Criança e do Adolescente. Neste caso, porém, devem ser feitas até o último dia útil do ano base. Por exemplo, doações para serem descontadas na declaração do IR de 2017 devem ser feitas até o fim deste mesmo ano. O objetivo da iniciativa é ampliar o número de colaboradores e também possibilitar que as entidades do município, que atuam com a terceira idade, possam apresentar projetos e se candidatar a receber recursos para a realização de suas ações. O Fundo do Idoso já recebe valores de empresas como a Corsan e Banrisul, que são investidos nas atividades do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie). Pessoas físicas podem doar até 1% e pessoas jurídicas até 6% do valor devido.

Valmor Griebeler destacou que a iniciativa é mais um exemplo da preocupação do governo com a comunidade estrelense. “A busca à valorização e respeito ao mais idoso é um dever nosso, enquanto governo, enquanto cidadãos. Não estaremos com essa campanha resolvendo todos os problemas, mas estamos buscando soluções, e isso deve ser um motivador para todos.” José Itamar Alves lembrou o histórico de ações e iniciativas que o município tem buscado, e citou como exemplo disto as mais de 700 pessoas de mais idade envolvidas com as atividades do Gracie. A parceria entre poderes e lideranças é apontada como fundamental por Elaine Strehl. “É mais um exemplo de como as parcerias dos poderes Executivo e Legislativo podem trazer grandes avanços, mas é necessária a ajuda da comunidade, pois ela também se vê envolvida nestes processos”, ressaltou ela, ao citar o sucesso do Fundo da Criança e do Adolescente. Ana Beatriz Eidelwein completou. “Iniciativas como desta campanha, as pequenas doações, enfim, podem num primeiro momento parecer passos de formiga, de pouca valia, mas juntas e no fim significam grandes distâncias percorridas.”

Saiba Mais

O Fundo Municipal do Idoso de Estrela foi criado pela Lei Municipal nº 6.424, de 2014. Já o Conselho do Idoso foi instituído pela Lei nº 6.126, em 2013. É formado por representantes de oito entidades – quatro governamentais e quatro não governamentais – e atualmente é presidido por Ana Beatriz Eidelwein, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Entre suas atribuições estão a formulação de diretrizes para o desenvolvimento das atividades de proteção e assistência que o município deve prestar aos idosos, na área de sua competência; propor medidas que visem garantir ou ampliar os direitos dos idosos, a fim de eliminar toda e qualquer discriminação; incrementar a organização e a mobilização da comunidade idosa e fiscalizar o cumprimento do Estatuto do Idoso.

Mais informações sobre o funcionamento do Conselho e as doações para o Fundo podem ser obtidas na Central de Conselhos, e-mail conselhos@estrela.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3981-1040, com Juliane.

Texto: Ascom Estrela