Saúde RSS Colinas

Campanha de Multivacinação inicia hoje

Publico alvo são crianças de zero a menores de 15 anos de idade (Foto: Divulgação)
Publico alvo são crianças de zero a menores de 15 anos de idade (Foto: Divulgação)

A Campanha Nacional de Multivacinação, que tem este ano como público alvo crianças de zero a menores de 15 anos de idade, começa hoje e se estende até o dia 22 de setembro. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Colinas estará disponibilizando mais de 10 tipos de vacinas, entre elas as de hepatites A e B, BCG, varicela e a penta. O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação.

“Serão ofertadas mais de 10 tipos de vacinas de rotina para o combate de várias doenças, a exemplo da meningite C, o tétano e as hepatites A e B e é muito importante que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para receberem as doses. É preciso atualizar a caderneta de vacinação para evitar que as crianças de zero a menores de 15 anos adoeçam”, alerta a enfermeira, Camila Zang.

E o “Dia D” de mobilização da campanha será no dia 16 de setembro, em um sábado, e a UBS ficará aberta das 8h às 16h30min. Neste único dia será a vez de aplicar a vacina da febre amarela para aqueles que não possuem nenhuma dose. “A população precisa se conscientizar da importância das vacinas para a proteção e quem não puder ir à unidade durante a semana, terá a oportunidade de ir no “Dia D”, que será em um sábado”, disse. Para imunizar-se é obrigatório estar munido de Cartão SUS e Carteira de Vacinação ou Caderneta do Adolescente.

Adolescentes

Este ano, pela primeira vez, o Ministério da Saúde incluiu os menores de 15 anos na Campanha de Multivacinação. Sendo assim, os adolescentes que tem de 12 a 13 anos receberão a vacina contra a meningite C e, além disso, as meninas de nove a menores de 15 anos e os meninos de 11 a menores de 15 anos serão vacinados contra o HPV.

Texto: Ascom Colinas