RS RSS Rural - Agricultura Bom Retiro do Sul

Campanha de vacinação contra a febre aftosa acontece neste mês

A vacinação é obrigatória para os bovinos e búfalos de todas as idades (Foto: Fernando Dias)

Durante todo o mês de maio, o Departamento de Defesa Agropecuária, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado do Rio Grande do Sul, está realizando mais uma campanha de vacinação contra a febre aftosa.

A vacinação é obrigatória para os bovinos e búfalos de todas as idades e o objetivo é a proteção do rebanho gaúcho contra esta doença grave, altamente contagiosa e responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais ao Estado.

O órgão destaca que não haverá doação de vacinas contra a febre aftosa pela SEAPI/RS, sendo assim, todos os produtores, independente da quantidade de animais que possuam, deverão comprar as doses necessárias para a vacinação do rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela SEAPI/RS para a comercialização da vacina contra a Febre Aftosa.

Após a vacinação, os produtores de Bom Retiro do Sul devem dirigir-se ao escritório da Inspetoria de Defesa Agropecuária de sua cidade para comprovar a vacinação.

Juntamente com a etapa, também ocorre a Declaração Anual de Rebanho, atividade de cunho obrigatório, assim como a vacinação, cujo formulário deve ser retirado nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária da SEAPI/RS e entregue até o término do prazo para a comprovação da vacinação contra a Febre Aftosa.

Texto: Ascom Bom Retiro do Sul