Melhor Idade Saúde

Campanha de vacinação contra a gripe prossegue até o dia 5 de junho

Campanha de vacinação contra a gripe prossegue até o dia 5 de junho

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Retiro do Sul informa que a vacinação contra a gripe foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 5 de junho. As pessoas dos grupos prioritários que ainda não tomaram a vacina devem procurar a UBS Centro ou a Escola Isabel Luiza Bittencourt.

Na Sala de Vacina na UBS Centro, a vacinação é feita em gestantes, puérperas, crianças com doenças crônicas com idade de 6 a 14 anos 11 meses e 29 dias e em crianças de 6 meses à 5 anos 11 meses e 29 dias.

Na Escola Isabel Luiza Bittencourt, a vacina será aplicada das 07h45 às 11h45 e das 13h às 16h para as pessoas com doenças crônicas, trabalhadores de saúde, idosos a partir de 60 anos, motoristas de transportes coletivos e caminhoneiros, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, adultos de 55 a 59 anos de idade, população privada de liberdade, deficientes físicos e professores.

O atendimento nos dois pontos de vacinação é feito de segunda a sexta-feira, das 07h45 às 11h45 e das 13h às 16h. A caderneta de vacina deve ser apresentada no atendimento.

Até a sexta-feira, 22 de maio, Bom Retiro do Sul já estava com 76,48% de cobertura dentro da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, com 2.474 doses aplicadas. Entre os idosos, a meta já foi atingida. Entre as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacinação estava com cobertura de 47,97% , com apenas 366 doses aplicadas das 763 previstas.

A vacinação da gripe não protege contra o coronavírus. A vacina protege contra a infecção por vírus influenza das variações monitoradas anualmente pela Organização Mundial da Saúde. A prevenção da gripe consiste não apenas na vacinação anual, mas em medidas de cuidados básicos de higiene, como cobrir a boca ao tossir ou espirrar para evitar a propagação do vírus e lavar sempre as mãos ao longo do dia.

 

 

Assessoria de Imprensa de Bom Retiro do Sul – Foto: Fernando Dias