Saúde Colinas

Campanha de vacinação contra gripe inicia segunda fase

Idosos podem se vacinar a partir desta segunda-feira

O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira, dia 22 de abril, a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe. A primeira fase teve como público-alvo crianças e gestantes, que ainda podem procurar as unidades de saúde para se vacinar.

A partir de hoje podem se vacinar: trabalhadores de saúde; povos indígenas; puérperas (mulheres até 45 após o parto); idosos (a partir dos 60 anos); professores; pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional. A proposta do governo é utilizar a campanha de vacinação contra a gripe para atualizar os cartões de imunização das crianças e gestantes.

A meta nacional é imunizar 58,6 milhões de pessoas até o dia 31 de maio, quando a campanha será encerrada. Em Colinas, o objetivo é atingir até 100% do público-alvo, ou seja, 818 pessoas. Nesse período, a sala de vacinação junto ao Posto de Saúde irá atender as pessoas das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia. É obrigatório estar munido do Cartão SUS e da Carteira de Vacinação. Não serão vacinadas pessoas de outros municípios, pois o envio de vacinas se dá com base na população residente. O ‘Dia D’, mutirão para todos os grupos de risco, será no dia 4 de maio, um sábado. Na data, a sala de vacinação atenderá das 8h às 16h30m, sem fechar ao meio dia.

Conforme a secretária municipal da Saúde de Colinas, Patrícia Nietiedt, a campanha se concentra neste período do ano porque a queda das temperaturas no outono e no inverno tende a aumentar as aglomerações de pessoas em lugares fechados e sem ventilação. São maiores também os riscos de se pegar a doença, pois a contaminação ocorre principalmente por meio do contato com outras pessoas doentes.

 

 

Foto: Vitória Stürmer Bortoletti/arquivo
Assessoria de Imprensa de Colinas