RS RSS Rural - Agricultura

Trigo no RS supera expectativa de produtividade

TRIGO LAGOA VERMELHA
TRIGO LAGOA VERMELHA

Com uma amostra de 255 municípios que cultivam trigo no Rio Grande do Sul, que cobrem em torno de 86% da área total cultivada, a Emater/RS-Ascar finaliza a última pesquisa com os dados da safra 2016 de trigo no RS. O levantamento indica que o Estado deverá alcançar 3.132 kg/ha de produtividade média nas lavouras gaúchas, em uma área de 766.864 hectares, alcançando uma produção de 2.402.119 toneladas do produto.

Comparado com a safra passada, esses números representam uma elevação de 96,7% na produtividade e de 72,6% na produção, quando o Estado alcançou 1.592 kg/ha de produtividade e 1.391.829 toneladas de produção, mesmo com uma redução de área de -13,1%.

Já em relação à média das últimas cinco safras de trigo, esta, em conclusão, deverá ter uma produção 8,9% maior e a produtividade, um acréscimo de 41,6%, a segunda maior alcançada no Estado com a cultura, ficando atrás apenas do ano de 2013, quando o Estado alcançou 3.164 kg/ha, segundo dados do IBGE.

“O expressivo aumento se deve a diversos fatores, como a boa tecnologia empregada aliada à Assistência Técnica no cultivo, além das condições climáticas adequadas à evolução da cultura”, avalia o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, ao ressaltar o trabalho dos técnicos e extensionistas, “fundamental para que a cultura do trigo supere a expectativa de rentabilidade e qualidade”.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues