Meio Ambiente Arroio do Meio RSS

Campanha incentiva o descarte correto de eletroeletrônicos

Mais de 670 eletroeletrônicos foram descartados pela comundiade na 18ª edição da campanha, última deste ano (Foto: Maica Viviane Gebing)
Mais de 670 eletroeletrônicos foram descartados pela comundiade na 18ª edição da campanha, última deste ano (Foto: Maica Viviane Gebing)

Na última edição deste ano da Campanha de Descarte Ambientalmente Correto Jogue Limpo com Arroio do Meio, realizada no sábado (19), na Rua de Eventos, mais de 670 eletroeletrônicos foram descartados pela comunidade. Foram recolhidos ainda 690 lâmpadas fluorescentes, 250 litros de óleo de cozinha, 400 quilos de papel/papelão/plástico/garrafa pet, 230 vidros de café e conservas, 85 quilos de pilhas e baterias e 24 quilos de medicamentos vencidos.

Ao longo do ano foram realizadas quatro edições da campanha, sempre com expressiva participação da comunidade. “Os números nos mostram que a campanha atingiu seu objetivo de conscientizar nossa comunidade em relação ao descarte correto desses resíduos, o que reflete diretamente no cuidado com o nosso meio ambiente, limpeza e organização da cidade”, afirma o Prefeito Sidnei Eckert. O aposentado, morador do bairro São José, Telmo Korner, faz parte da estatística dos bons exemplos. Aproveitou a oportunidade para descartar uma máquina de lavar que não funciona mais. “Sempre doamos o que está sobrando e tento descartar de forma correta o que não tem mais utilidade”, incentiva.

Além da Campanha de Descarte, a Rua de Eventos esteve movimentada com as Feiras do Produtor e do Artesanato, presença das educadoras das Escolas Comunitárias de Educação Infantil (ECEIs), que trouxeram pilhas descartadas pela comunidade escolar, e participação especial da Associação quilombola Vovô Teobaldo, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O evento integra a programação de aniversário Arroio do Meio 82 anos, numa promoção da Administração Municipal, por meio do Departamento do Meio Ambiente e Secretarias Municipais.
Números das 18 edições da campanha de descarte (resíduos mais recorrentes):
Celulares: 2.317 unidades
Televisores: 1.714 unid.
Impressoras: 329 unid.
CPU´s: 486 unid.
Monitores: 645 unid.
Óleo de Cozinha: 2.854 litros
Pilhas e Baterias: 891 Kg
Mais de kg de papel, papelão, plásticos e garrafas pet: 3.480 Kg

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Arroio do Meio