Meio Ambiente RS RSS Forquetinha

Campanha recolhe resíduos eletrônicos

Equipe chama atenção para descarte correto dos resíduos  (Foto: Divulgação)
Equipe chama atenção para descarte correto dos resíduos (Foto: Divulgação)

Recentemente a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Forquetinha realizou o recolhimento de lixo eletrônico (objetos usados ou danificados). Segundo a bióloga Camila Doebber a meta é intensificar a educação ambiental com a população. “Queremos dar um destino correto aos objetos e evitar que eles poluam o meio ambiente”, comenta.
Apesar do baixo volume recolhido, Camila acredita ser necessário um trabalho mais intenso para destacar a importância de recolher os objetos. A ação faz parte do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Para ela, outra mudança necessária é exigir das empresas que participam de licitações, a obrigação de recolher os produtos após serem descartados. “Assim evitamos que este lixo fique alojado em terrenos baldios ou aterros, contaminando o solo e a água, o que pode prejudicar a saúde”, observa.
A próxima campanha será realizada na semana do Meio Ambiente em junho. Camila chama atenção da importância de fazer a correta separação dos resíduos orgânicos e recicláveis em casa, auxiliando o trabalho nas centrais de triagem e promovendo economia ao município, além do descarte correto de pilhas, lâmpadas, embalagens de agrotóxicos, óleo de cozinha entre outros resíduos.

Texto: Ascom Forquetinha