Saúde Mato Leitão

Campanhas da Febre Amarela e Sarampo em Mato Leitão

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste mês trabalho especial nas campanhas contra o sarampo e febre amarela. A vacinação será realizada, conforme necessidade, segundo o registro na Caderneta de Vacinação. A 1ª etapa ocorrerá no período entre os dias 7 e 25 de outubro, sendo o Dia de Mobilização Nacional (Dia D) será sábado, dia 19.

O público alvo nesta etapa são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), será feita a verificação da situação vacinal conforme a idade. Estará disponível também a vacina contra a febre amarela, para população de 9 meses a 59 anos, que não tenham registro de vacinação. Essa vacina é feita em dose única, portanto, quem comprovar registro não precisa receber reforço.

A equipe da UBS Central alerta que, além da Caderneta de Vacinação da criança, os pais ou responsáveis também apresentem seus próprios registros para atualização vacinal. A segunda etapa da campanha para faixa etária de 20 a 29 anos será divulgada posteriormente, com previsão de ocorrer em novembro.

 

FALTA

A vacina pentavalente (que protege contra hepatite B, Haemophilus influenzae, difteria, tétano e coqueluche), administrada aos 2, 4 e 6 meses e a vacina DTP (difteria, tétano e coqueluche) aplicada com 1 ano e 3 meses estão indisponíveis. Isto ocorre devido a um grande lote de vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde que tiveram que ser descartadas, por terem sido reprovadas na avaliação de qualidade. O processo de aquisição de novas vacinas está em andamento e, possivelmente em outubro, a distribuição será normalizada.

 

CRIANÇAS

– 6 meses a 11 meses: registro da primeira dose da tríplice viral (Dose D)

– 12 e 14 meses: registro de pelo menos 1 dose da tríplice viral (dose de rotina com 12 meses)

– 15 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias: deverão ter 2 doses da tríplice viral

 

Assessoria de Imprensa de Mato Leitão