Destaques Estrela

Campanhas e fiscalização tomam as ruas e redes sociais

Equipes da Prefeitura de Estrela distribuíram máscaras e sanaram dúvidas dos cidadãos. Fiscais municipais intensificam vistorias e redes sociais auxiliam na divulgação

A Prefeitura de Estrela tem reforçado os pedidos pelo respeito às regras do combate à pandemia e à vida através de ações. Além das fiscalizações que são realizadas dia e noite na cidade e no interior visando o cumprimento dos protocolos de segurança determinados pela Bandeira Preta e o decreto estadual, e no atendimento a denúncias realizadas por parte da população, o Governo Municipal aposta em campanhas de conscientização. Diversas atividades têm sido realizadas e meios utilizados para ressaltar os cuidados com a prevenção à doença.


Máscaras

No sábado pela manhã (06), servidores municipais da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) saíram às ruas para tirar dúvidas de pessoas, incentivando o respeito às regras. Identificados com camisetas que trazem frases motivadoras e de reflexão sobre o atual momento, a equipe percorreu as ruas centrais do município e visitou pontos de maior movimento, entre eles a Feira do Produtor e áreas próximas a supermercados, lotéricas e outros. Os funcionários voluntários distribuíram máscaras a quem não possuía, também presentearam a quem usava alguma; higienizaram as mãos das pessoas com spray apropriado; orientaram quanto a procedimentos corretos em filas e sanaram dúvidas da população. Também colaboraram na fiscalização de pontos que estavam ou não autorizados a funcionar conforme as determinações do decreto estadual.


Esperança

Outro meio de orientar, conscientizar e sensibilizar as pessoas bastante utilizado pelo Governo Municipal, até pelo alcance popular, são as redes sociais. Além de publicações diárias com informações sobre o atual quadro da pandemia, e com o que é ou não permitido funcionar em meio a legislação vigente, as redes sociais oficiais do município têm trazido diversos vídeos de profissionais da saúde com orientações para a população. Outro vídeo que se popularizou e fez muito sucesso foi lançado neste sábado (06). Apresentando uma música protagonizada por uma banda local, ele traz uma mensagem de esperança, e contando com a participação de pessoas e lideranças da comunidade incentiva o uso da máscara e a tomada de outros cuidados preventivos. Em poucos minutos a campanha tinha centenas de compartilhamentos e nesta segunda-feira (08) já atingia quase 50 mil visualizações.


Fiscalizações

Ao longo do final de semana foram intensificadas as ações de fiscalização. Segundo o último balanço foram mais de 150 pontos públicos e estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços visitados e vistoriados por equipes de fiscais municipais, inclusive no atendimento a denúncias anônimas realizadas pela população através dos canais oficiais. As ações contam com o apoio de outros setores e órgãos como a Vigilância Patrimonial, a Vigilância Sanitária, Defesa Civil, 40° Batalhão de Polícia Militar (40°BPM), Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. As equipes reforçaram o isolamento de áreas públicas, realizaram abordagens e conferiram denúncias, sendo que alguns pontos de aglomeração foram desfeitos e negócios notificados. O trabalho seguirá sendo realizado em três turnos, inclusive no interior, nos próximos dias. Denúncias podem ser feitas pelo Whats (51) 9893–4536. Dúvidas sobre o que pode ou não funcionar podem ser tiradas, também via Whats (das 8h às 20h) pelo (51) 99512-4775.

 

Ascom Estrela