Esporte RS Encantado RSS Roca Sales Destaques Turismo

Campeonato Gaúcho de Paraglider: Etapa Encantado/Roca Sales acontece neste final de semana

Em 2018 mais de 100 pilotos participaram do evento (Foto: Divulgação)

Os municípios de Encantado e Roca Sales recebem neste final de semana, dias 2 e 3 de fevereiro, no Morro do Lajeadinho, uma etapa do Campeonato Gaúcho de Paraglider 2019. São esperados mais de 100 pilotos de todo o Rio Grande do Sul.

As decolagens acontecem a partir do meio dia, tanto no sábado como no domingo, do alto de uma montanha, a cerca de 500m do chão. O pouso acontece no campo oficial, que fica no bairro 21 de Abril, na cidade de Roca Sales. O piloto precisa sobrevoar determinados pontos. Quem fizer em menos tempo é o vencedor.

Conforme Diego Horn, vice presidente da Associação Vale do Taquari de Voo Livre (AVTVL), no total serão quatro categorias de competidores. “Open, Velas que é a mais avançada e com maior performance; categoria Serial onde os pilotos utilizam velas com um pouco menos de performance; Sport, em que as velas são mais inferiores, e  Sport Light, para pilotos com velas iniciantes com menos performance do que a Sport”, explica.

De acordo com Anderson da Cruz Bruch, presidente do Conselho Administrativo do AVTVL, o evento vem ganhando cada vez mais repercussão. “Nossa região tem um potencial incrível para a prática do voo livre em função das características geoclimáticas aqui presentes, por isto atraímos praticantes de todo o RS, do Brasil e, também, da Europa. No ano passado, na etapa Encantado e Roca Sales recebemos mais de 120 pilotos do todo o estado”, relata.

As provas podem ser acompanhadas pelo público sem custos.  A realização é da AVTVL, o patrocínio é de Cervejaria Salva, Ciclovia Yamaha, Pizzaria Dinapoli, Vinícola Geisse e Gin e Ozone, fabricantes internacionais de paragliders, e o apoio são das prefeitura de Encantado e Roca Sales, Escola de Voo Latitude 29, Confederação Brasileira de Voo Livre e Federação Gaúcha de Voo Livre.

Programação:

Local saída do transporte para rampa: Pouso Oficial de Roca Sales

Data: 02 e 03/02

Horas: 10h

Local carga waypoints: Pouso Oficial de Roca Sales

Data: 02/02

Horas: 09h às 10h

Local da apuração dos resultados: Pouso Oficial de Roca Sales

Local premiação: Pouso Oficial de Roca Sales

 Público pode realizar voos duplos

Durante o evento, a Escola de Voo Latitude 29 estará oferecendo voos duplos para o público, no valor de R$ 250. Além de uma câmera para registrar os momentos do voo, é importante que os interessados estejam usando calça jeans, camiseta e um casaco.

Saiba mais:

A Associação Vale do Taquari de Voo Livre (AVTVL) foi fundada em 1997 com o intuito de incentivar a prática do voo livre (Paraglider e Asa Delta) no Vale do Taquari. Com base nas cidades de Encantado, Roca Sales e Teutônia, onde estão localizadas as rampas de decolagem que utilizam para a prática do esporte, atualmente contam com 70 associados oriundos de diversas regiões do Rio Grande do Sul.

Texto: Ascom Amturvales