Região RSS Rural - Agricultura Destaques

Vencedores do concurso de raça Holandesa da Expointer são de Anta Gorda e Serafina Corrêa

Os vencedores do concurso da raça Holandesa recebem o tradicional banho de leite (Foto: Gustavo Roth/Agência Preview)
Os vencedores do concurso da raça Holandesa recebem o tradicional banho de leite (Foto: Gustavo Roth/Agência Preview)

Produtores de Anta Gorda e Serafina Corrêa foram banhados em leite, na tarde da terça-feira (30), na premiação do concurso da raça Holandesa. A campeã na categoria adulta foi a vaca Dalia Propriedade Giliotto 567 (box 1666), do criador Lidenor Giliotto, de Serafina Corrêa, que produziu 76,69 quilos de leite. Já na categoria vaca jovem, que ganhou na pesagem, foi a Festleite P. Ferraboli 266 Damasco (box 1633), 65,38 quilos, dos proprietários Paulo e Diogo Ferraboli, de Anta Gorda.

“É a primeira vez que participamos da Expointer e ainda nem sabemos o que significa ganhar o concurso leiteiro porque a alegria é muito grande. É resultado de um trabalho dedicado em que a família inteira ajudou”, comentaram os proprietários da leiteira jovem.

Conforme o superintendente da Gadolando, José Luiz Rigon, a representação da Holandesa na feira deste ano foi menor do que o esperado. “Gostaríamos de ter mais animais, mas com toda a crise e dificuldade para os produtores trazerem animais para cá, eles que sobrevivem da produção de leite, vemos que ainda estão investindo e acreditando”, avalia.

Participaram do concurso leiteiro cinco produtores com 18 fêmeas leiteiras, sendo nove para cada categoria. A segunda colocada no concurso da categoria adulta foi CR Cosmo 886 Finest C.S.P, da Cabanha Rottili Rodrigues (box 1687), de Santo Augusto; na categoria jovem, Dalia Propriedade Giliotto 609 (box 1652), do criador da campeã adulta, Lidenor Giliotto.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Expointer 2016