RS RSS Rural Lajeado

Capacitação em Cultivo de Orquídeas é realizada em Lajeado

Cultivo de orquídeas é tradição no município (Foto: Divulgação)

A Emater/RS-Ascar realizou na quarta-feira (04), na sala de reuniões do escritório municipal da entidade, uma capacitação sobre Cultivo de Orquídeas. O objetivo da atividade foi o de atualizar os conhecimentos sobre o assunto e promover a troca de experiências entre os envolvidos. Na ocasião, temas como o manejo da flor, a identificação de doenças, o transplante de mudas e as práticas de adubação foram repassados pelo extensionista da Emater/RS-Ascar, Carlos Fries.

De acordo com a extensionista da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Andreza Girelli, já há uma tradição no município, no que diz respeito ao cultivo de orquídeas, muitas vezes a planta escolhida para o embelezamento das propriedades rurais. “Nesse sentido há uma demanda por qualificação que, agora, buscamos atender”, analisa. Andreza reforça o fato de que não se trata de cultivar as plantas com fins comerciais e sim garantir que as flores se desenvolvam com o máximo de qualidade.

Para o agricultor aposentado Lauro Eckardt, o cultivo de orquídeas se constitui em um hobby que divide com a esposa Lorita. Morador do bairro Imigrante, Eckardt adquiriu recentemente um pequeno orquidário com o objetivo de ampliar o número de mudas. “Por isso essa capacitação é importante para mim, já que temos muitas dúvidas sobre os cuidados com a planta”, comenta.

Texto: Ascom Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado