Cultura RS RSS Lajeado

Casa da Cultura recebe exposição de cultura alemã

A Casa de Cultura está localizada na Rua Borges de Medeiros, 285, bairro Centro (Foto: Pietra Darde)

A Casa de Cultura de Lajeado recebe durante todo o mês de julho visitantes para a exposição “Centro de Cultura Alemã de Lajeado no Mês da Imigração”. A exposição tem como objetivo comemorar o mês da imigração alemã, que festeja este mês 194 anos no Rio Grande do Sul. A iniciativa é do Centro de Cultura Alemã de Lajeado (CCAL), que celebra 26 anos neste mês e homenageia os colonizadores.

Por meio dos registros expostos, é possível observar traços dos imigrantes, que deixaram uma valiosa contribuição cultural, como a dança, música, gastronomia, esporte, lazer, arquitetura, e também, o idioma. A exposição conta com objetos antigos, trajes típicos do grupo de dança atual, coleção de fotos do grupo desde 2005 e recordações das participações em eventos culturais e esportivos. “Acho importante abrir esse espaço para a comunidade, pois os alemães têm grande importância na formação da nossa cidade, e é um dever nosso preservar esta cultura. Sou orgulhosa de fazer parte disso”, relata a monitora do museu, Marguit Wojahn.

O Centro de Cultura Alemã de Lajeado (CCAL) realiza um trabalho de resgate dessas origens culturais, com o intuito de preservar e divulgar os antepassados, realizando atividades culturais, como as danças folclóricas, promovendo eventos esportivos, sociais e recreativos.

A Casa de Cultura

A Casa de Cultura está localizada na Rua Borges de Medeiros, 285, bairro Centro.

Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e nas sextas-feiras das 8h às 14h.

Texto: Ascom Lajeado