Cultura Destaques Lajeado

Casa de Cultura de Lajeado promove duas exposições fotográficas 

Os espaços da Casa de Cultura de Lajeado serão preenchidos por duas exposições fotográficas a partir da próxima quinta-feira, 05/08. O público poderá apreciar a exposição “Retratos de Lajeado”, e a exposição “Patrimônio Cultural Representado na Arquitetura Popular de Imigração Alemã”. Ambos os trabalhos foram criados no projeto Conexão Lajeado Cultural, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc.

A exposição “Retratos de Lajeado” é formada pelo trabalho de três fotógrafos com diferentes propostas. As fotografias pelos olhos de Claudio Antônio Zagonel Neto representarão o Rio Taquari, com imagens artísticas feitas de dentro do rio. Já as fotografias sobre as praias fluviais de Lajeado são do proponente Heinz Rubem Schnack, e os retratos artísticos de expressões faciais são de autoria de Renata Lohmann. Saiba mais sobre as propostas fotográficas abaixo.

Para retratar o patrimônio cultural da Imigração Alemã nas localidades, a arquiteta e urbanista Djulia Marder realizou um levantamento fotográfico da arquitetura popular de imigração alemã que utiliza a técnica construtiva enxaimel. As fotografias feitas durante o projeto estarão expostas para a comunidade, representando o valor cultural das técnicas arquitetônicas.

A entrada é gratuita, e a cerimônia de abertura será na quinta-feira, 05/08 às 19h.

 

Saiba mais sobre os projetos:

– O Rio Taquari em Lajeado:

Proponente: Claudio Antônio Zagonel Neto

Exposição fotográfica de imagens artísticas sobre o Rio Taquari (feitas de dentro do rio) na cidade de Lajeado. O projeto “O Rio Taquari em Lajeado” tem o intuito de trazer informação e cultura através de imagens artísticas para mostrar as belezas do Rio Taquari na cidade de Lajeado.

Link do processo criativo: bit.ly/3ihEZAi

 

– Praias Fluviais de Lajeado

Proponente: Heinz Rubem Schnack

Promover o reencontro da cidade com os seus rios envolve respeito, e também incentiva a preservação, mexendo com a memória afetiva e sugerindo um futuro sustentável a todos os lajeadenses. Repensar a possibilidade de desfrutar, com responsabilidade, os balneários locais, engajando a comunidade a manter o patrimônio natural para as futuras gerações, estimulando a sociedade a questionar e transformar a vida cotidiana através da provocação de discussões em torno dos temas propostos.

Link do processo criativo: bit.ly/3Aa0lWb

 

– Cordão Umbilical

Proponente: Renata Lohmann

Com o intuito de registrar as diferentes expressões e facetas do povo lajeadense e sua ligação com a sua terra, esse projeto se propõe a fotografar transeuntes nas ruas de Lajeado para construir um acervo de retratos.

Link do processo criativo: bit.ly/3yoJsqn

 

– Patrimônio Cultural Representado na Arquitetura Popular de Imigração Alemã

Autora: Djulia Marder

Sobre a exposição: As fotografias contempladas nesta mostra fazem parte do acervo de levantamento fotográfico e arquitetônico da arquitetura popular de imigração alemã que utiliza a técnica construtiva enxaimel, no município de Santa Clara do Sul. O projeto surgiu como uma iniciativa de salvaguarda do patrimônio cultural histórico edificado local. A região possui diversas edificações históricas, e a arquitetura enxaimel ganha destaque pela relevância da técnica construtiva e do valor cultural que representa.