Cultura Lajeado

Casa de Cultura de Lajeado recebe exposição coletiva de pinturas

Até o dia 28/06, na Casa de Cultura, a comunidade poderá apreciar a exposição coletiva “De Mãos Dadas Pela Arte”, composta de obras dos alunos do Ateliê Silvio Farias. Gratuita e aberta à comunidade, a exposição é uma parceria entre a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e o artista.

“De Mãos Dadas Pela Arte” é uma exposição que surgiu com a proposta de valorizar e divulgar a produção dos artistas visuais dos mais de 20 alunos do ateliê Silvio Farias.

Uma das alunas que está expondo sua obra é Amanda Dortzbacher, 22 anos, que trabalha como confeiteira. Segundo Amanda, o vínculo com a arte surgiu ainda na infância, na aula de pintura da escola. Com 21 anos, ela resolveu voltar às aulas. “Voltei pois estava sentindo falta de pintar, algo que me acalma e alegra. Essa é minha primeira exposição, e escolhi este quadro “Hexágonos” devido ao número de elogios que recebi por tê-lo feito, e também pela dificuldade, atenção e paciência que tive para realizá-lo”, contou Amanda.

Há mais de 20 anos que o artista Silvio Farias se dedica a ensinar técnicas de pintura a pessoas de todas as idades. Para ele, a exposição das obras produzidas pelos alunos é muito importante, pois aumenta a autoestima. “Os alunos descobrem que são capazes de fazer algo que nem imaginavam, assim como são capazes de fazer outras coisas também. A arte deixa todos iguais. Na mesma sala que tem uma senhora de 83 anos, tem uma criança de 10, e um acaba interferindo no outro”.

A exposição conta com 25 obras, e retratam elementos da natureza, pessoas, cenas cotidianas, lugares e objetos. “Para alguns, essa é a primeira obra. Já outros, pintam há anos. Os alunos queescolhem o que querem pintar e passeiam por vários estilos. Com a arte, passam a ver o mundo de forma diferente”, ressaltou Farias.

Expor uma obra que há tempos estava em minha mente e compor ela de maneira ainda mais bela, com técnica e conhecimento sobre a maneira de realizar os traços, torna tudo ainda mais significativo. Sou grata por fazer parte dessa mostra”, disse a professora Fabíola Heisler, uma das artistas que possui obras na exposição.

Exposição “De Mãos Dadas Pela Arte” na Casa de Cultura:

Endereço: rua Borges de Medeiros, 285, bairro Centro

Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16h45. Na sexta-feira das 8h às 14h.

Telefone: (51) 3982-1081 ou 1330

 

 

Texto e foto: Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado