Cultura Lajeado

Casa de Cultura de Lajeado recebe palestra e mostra fotográfica Cultura Inca na terça-feira

A Casa de Cultura de Lajeado recebe, de 09 a 31/07, uma mostra fotográfica da Cultura Inca. Realizada pela Galápagos Tour e Chakana Fotografia e Arte, a exposição terá sua abertura dia 09/07, às 14h30, com palestra gratuita a ser proferida pelo seu idealizador, Paulo Gusmão. As 22 fotografias que compõe a exposição são de autoria de Paulo Gusmão e Rodrigo Gorski.

A palestra

Manco Cápac, nascido no século XIII e também conhecido por Manco Inca, é reconhecido como o primeiro governante de Cuzco e fundador do Império Inca. Segundo a lenda, Manco Cápac e Mama Ocllo, a Deusa da Lua, emergiram das águas do Lago Titicaca, próximo à Ilha do Sol, hoje território boliviano, e de lá viajaram por túneis subterrâneos até chegar à região de Cuzco, onde fundaram o Império Inca. Por essa razão, a palavra Inca, em Quéchua, significa “Filhos do Sol”. Essas e outras lendas, crenças e curiosidades farão parte da palestra, que é aberta ao público, denominada Cultura Inca.

A exposição pode ser conferida na Casa de Cultura de Lajeado, localizada na Rua Borges de Medeiros, 285, Centro de Lajeado/RS. A casa fica aberta de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30, e das 13h30 às 16h45. Na sextas-feiras, permanece aberta das 8h às 14h.

 

Assessoria de Imprensa de Lajeado