Cultura Mulher Lajeado

Casa de Cultura recebe a Exposição Maria Maria no Mês da Mulher

Relatos de superação e emocionantes histórias de mulheres marcaram a abertura oficial da Exposição Maria Maria nesta quarta-feira, 13/03, na Casa de Cultura. A banda Alegria e Amizade, do grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Espaço da Cidadania, iniciou a cerimônia com muita música e alegria. Integrando a programação do Mês da Mulher, o evento foi realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio dos CRAS, setores vinculados à Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A abertura contou com a presença das mulheres autoras da exposição, servidoras municipais, comunidade e dos titulares da Sthas, secretário Lorival Silveira, e da Secel, secretário Carlos Reckziegel. A exposição ficará na Casa de Cultura até o dia 29/03.

A mostra, que busca proporcionar uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade, narra a história de nove mulheres, que integram o Grupo Unidos Venceremos do CRAS – Espaço de Todos Nós, do bairro Planalto.

“Tenho os quadros das fotos na parede da minha sala e olho todos os dias para eles. Eu adorei participar das fotos, ainda mais ao lado da minha filha Leticia, de nove anos. Foi um dia especial”, disse uma das participantes, Ivanete Steffens, 46 anos.

A produção da Exposição Fotográfica Maria Maria foi realizada com mulheres que são atendidas no CRAS Planalto em referência ao Dia das Mães, em maio do ano passado. Segundo a psicóloga e organizadora da exposição, Camila Jardim, a ideia de fazer as fotos surgiu após as mulheres do CRAS participarem de um evento sobre enfrentamento à violência contra a mulher, na Univates.

O cenário escolhido pelas próprias participantes do grupo foi a Praça Clara Maria Schorr, no bairro Olarias, visando valorizar o espaço público. A exposição foi apresentada pela primeira vez no 7º Fórum Regional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em novembro de 2018, na Univates.

“As mulheres são de bairros distantes e esse momento permite que sejam vistas, sejam protagonistas e tenham espaço para fala. Isso repercute na vida delas e no lugar onde estão inseridas. Esse é nosso papel, possibilitar que as mulheres consigam superar suas vulnerabilidades”, disse Camila.

“Estamos muito felizes em ver a Casa de Cultura cheia de pessoas que vieram prestigiar esta bela e importante exposição. Que possamos realizar mais eventos como este, para mostrar a importância da mulher na sociedade e de seus relevantes trabalhos realizados no município”, disse Reckziegel.

Para a abertura da exposição, as mulheres do Grupo de Inclusão Produtiva do CRAS Centro, que concluíram o curso de Padeiro e Confeiteiro, prepararam um coquetel. “Nos reunimos desde segunda-feira para preparar bastante comida. Estamos felizes com a oportunidade de mostrar tudo que aprendemos no curso”, conta Juliana Fátima da Silva, 32 anos, integrante do grupo.

Durante o período de exposição, os interessados poderão agendar visitas guiadas com a presença das próprias autoras das fotos, que estarão presentes nas quartas-feiras, para explicar a proposta do trabalho.

Saiba mais:

O CRAS é responsável por garantir a proteção social básica das famílias e indivíduos do seu território de abrangência. O CRAS atende mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social em atividades de convivência e fortalecimento de vínculos chamada Grupo Unidos Venceremos. O trabalho realizado no CRAS é preventivo, trabalhando no fortalecimento de vínculos e empoderamento feminino.

Exposição Maria Maria na Casa de Cultura

Endereço: rua Borges de Medeiros, 285, bairro Centro

Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 8 às 11h30 e das 13h30 às 16h45. Na sexta-feira das 8h às 14h.

Telefone: (51) 3982-1081 ou 1133

 

 

Texto e fotos: Pietra Darde
Coordenadoria de Comunicação Social
Lajeado – RS