Solidariedade RS RSS Cruzeiro do Sul

Casal mobiliza campanha e angaria fundos para divisórias em quartos do Hospital

Arai, segundo da esquerda para a direita, e parte da equipe do Hospital (Foto: Marcio Steiner)

Arai Diel (66), morador da localidade de Linha 22 de Novembro conta que há seis anos sua esposa precisou do Hospital para tratar de sua saúde. Na ocasião a mulher, hoje com 60 anos, ficou internada por alguns dias, dividindo o quarto com mais algumas pessoas, o que é comum na Casa de Saúde, que atende em sua grande maioria pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda de acordo com Arai, dividir o quarto não era problema para a esposa e o acompanhante, mas na oportunidade foram registrados momentos de constrangimento que os pacientes passavam, não tendo uma divisória entre as camas, consideradas por ele importantes para um mínimo de privacidade para a realização de alguns procedimentos. “Minha esposa prometeu que se ficasse boa de sua enfermidade, organizaria uma campanha para angariar fundos para a instalação de divisórias entre os leitos”, revela.

O cruzeirense observa que a promessa começou a ser cumprida em novembro de 2018, com o auxílio das amigas da família e vizinhas Terezinha Bender Machre e Daniela Machre. Os envolvidos visitaram moradores de sua localidade – em sua grande maioria – e de localidades vizinhas, pedindo colaboração espontânea. Ao final foi registrada a colaboração de 126 pessoas somando um montante de R$ 2.208,00. Com o valor foram adquiridas cinco divisórias – do tipo cortinas – que contemplaram três quartos.

Arai Diel, que também fez parte da diretoria do Hospital por cerca de 20 anos, salienta que o próximo passo é seguir com a campanha objetivando instalar as mesmas divisórias na sala de observação da Casa de Saúde. “Que isso também sirva de inspiração para que outras pessoas se mobilizem e auxiliem a instituição, o mínimo que for”, conclui o munícipe.

Texto: Ascom Cruzeiro do Sul