RS RSS Destaques Teutônia Turismo

Casarão 1894 incrementará o turismo em Teutônia

Casarão foi construído em 1894 (Foto: Édson Luís Schaeffer/Divulgação)

Um casarão de mais 120 anos promete ser um incremento ao turismo de Teutônia. Construída em 1894, na Rua Carlos Arnt (no trecho já conhecido como Estrada Velha), a casa já foi salão de bailes, cervejaria e marcenaria. Desde esta terça-feira, dia 21 de agosto, é oficialmente Casarão 1894 Centro de Eventos. A intenção é de que o empreendimento também integre a Rota Germânica e seja um atrativo turístico à parte no município.

O casarão pertence à família de Osvaldo Paaschen. “Meu avô tinha o desejo de que sua casa nunca fosse vendida e que permanecesse na família por muitas gerações. Hoje, seus filhos e netos honram sua vontade e resgata esta histórica casa através de um belíssimo centro de eventos”, frisa Allex Titton, neto de Osvaldo Paaschen e responsável pela parte administrativa e financeira do empreendimento.

O espaço foi totalmente reformado, mantendo as características originais da casa, inclusive a pintura. O Casarão 1894 conta com salão de festas principal, salão no piso inferior e mezzanino, podendo receber eventos separadamente ou que podem ser integrados, dependendo a necessidade. O empreendimento tem capacidade para até 140 pessoas e conjuga, em seus ambientes, o rústico e o contemporâneo.

Inicialmente, o investimento da família foi no casarão. Mas, futuramente, a intenção é aproveitar toda a propriedade, com criação de espaços de entretenimento, lazer e de eventos em meio à natureza. Diante da importância histórica do prédio e por ser uma das edificações mais antigas do município, a ideia é, também, aproveitar o espaço como atrativo turístico. A família pretende, inclusive, se associar à Rota Germânica. Quando Teutônia se emancipou, este casarão chegou a ser cogitado como sede da Câmara de Vereadores.

Para a turismóloga da Prefeitura, Angela Simone de Castro, o espaço reúne todas as condições para ser um empreendimento turístico. “Um ambiente que mantém sua história viva, sua arquitetura preservada, cercado de uma natureza exuberante, é um importante potencial turístico. Este casarão preservado é voltar no tempo, ao mesmo tempo em que se está num ambiente aconchegante. Temos muitas edificações antigas com grande potencial. O Casarão 1894 é a prova disso”, frisa.

A inauguração do empreendimento ocorre nesta terça-feira, dia 21, a partir das 17h. O Casarão 1984 está localizado na Rua Carlos Arnt (Estrada Velha), 3276.

Texto: Ascom Teutônia