Páscoa Encantado RSS

Casquinhas de Páscoa ilustram concurso da Casa de Cultura

Projeto recebeu os primeiros alunos visitantes nesta quarta-feira (Foto: Cris Costa)

O costume de decorar casquinhas de ovos é uma tradição que atravessa gerações. Entretanto, está um tanto esquecida pelas crianças da atualidade, na visão da secretária de Educação e Cultura de Encantado, Neide Maria Graciola.

Para resgatar essa tradição característica da época de Páscoa, a Casa de Cultura Pedro José Lahude promoveu, nas escolas, um concurso de casquinhas de ovos decorados.

Esta ação é mais uma dentro do principal projeto da Educação, denominado “Criança, Família, Escola e Comunidade, a partir do zoneamento escolar.”

O objetivo, de acordo com o coordenador, Eldo Orlandini, visa envolver os alunos e seus familiares nesta prática muito comum no passado, em que o período que antecede a Páscoa era dedicado a armazenar as casquinhas de ovos utilizados na culinária doméstica, de modo que pudessem ser pintadas manualmente pela família, secadas e preenchidas com guloseimas diversas, como o cri-cri. “Hoje em dia não se tem mais esse hábito; é mais fácil comprar as casquinhas prontas; mas com isso se perde, também, um pouco do sentido da Páscoa”, explica Orlandini.

“O concurso foi um momento de união, de troca e de reflexão entre as famílias, além de uma parceria com a escola”, frisa.

Na quarta-feira, dia 21, iniciou o roteiro de visita dos alunos da rede municipal de ensino à Casa de Cultura, onde estão expostos os ovos selecionados pelas escolas. O espaço conta com decoração especial e com a apresentação de música, feita por estudantes da modalidade.

Estrutura

O concurso está sendo realizado neste mês de março, em duas categorias. A primeira, para alunos da Educação Infantil ao 2º ano; a segunda, para os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Cada escola poderá inscrever até cinco casquinhas por categoria.

As peças foram entregues na Casa de Cultura, identificadas com o nome do aluno, da escola e a turma em que estuda.

Uma comissão julgadora avaliará a criatividade e originalidade dos ovos decorados. Essa comissão será composta pelo responsável pela Casa de Cultura, um membro do Setor de Comunicação Social e um membro da Secretaria Geral do Governo.

O resultado será divulgado no dia 28 de março, nos meios de comunicação do município e na imprensa oficial da Administração Municipal. A premiação será entregue em 29 de março. Para os primeiros colocados de cada categoria, o prêmio será uma cesta de Páscoa. Para os segundos e terceiros colocados, o prêmio será um ovo de chocolate.

Texto: Ascom Encantado