Solidariedade Social Lajeado

Castração gratuita de animais ocorre nos bairros Morro 25 e Conservas em dezembro

Desde novembro, o Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCVZ), setor vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), vem castrando gratuitamente cães e gatos de famílias de baixa renda de Lajeado. Em dezembro, os bairros atendidos são Morro 25 e Conservas. Interessados de toda a cidade devem realizar agendamento no CCVZ.

Conforme a Lei 10.894, de 30 de setembro de 2019, é garantida a castração gratuita de cães e gatos abrigados pela população de baixa renda, bem como dos animais apreendidos e resgatados em vias públicas e encaminhados ao canil municipal, assim como os recolhidos e encaminhados por Organizações Não Governamentais (ONGs).

Em novembro, foram castrados 60 animais, sendo alguns de famílias do bairro Santo Antônio (primeiro bairro atendido), animais que foram resgatados, apreendidos e também encaminhados por ONGs.

As castrações ocorrem nas terças, quartas e quintas-feiras, no limite de 10 por dia, ou seja, até o máximo de 30 por semana, em clínica veterinária terceirizada.

Cadastro

As famílias de baixa renda de toda cidade, e não somente do Morro 25 e Conservas, podem ligar no 3982-1222 para efetuar o cadastro e iniciar o processo de agendamento da castração. Para os moradores dos bairros que estão sendo atendidos em dezembro, a data da castração é marcada na hora.

Já para outros bairros, o setor anota informações do solicitante, entre as quais, o seu telefone, e retornará a ligação para informar da data agendada para a castração.

Para configurar que a família seja de baixa renda, ela terá que informar o NIS, que é o Número da Inscrição Social da família em programa de assistência do governo. As castrações são feitas seguindo o critério de zoneamento, que determinará o período em que cada bairro será atendido.

 

Assessoria de Imprensa de Lajeado