Educação RSS Lajeado

Ceat/Bira integra mais de 220 crianças e adolescentes no Basquetebol

Mais de 160 crianças com seus pais e demais familiares participaram da integração (Foto: Divulgação)
Mais de 160 crianças com seus pais e demais familiares participaram da integração (Foto: Divulgação)

O primeiro semestre do ano foi gratificante para o Ceat/Bira. Entre as atividades de escolinhas, equipes de competição e alunos atendidos em iniciação ao esporte, o Clube atendeu mais de 220 crianças e adolescentes. Para o segundo semestre as atividades serão ampliadas, atingindo mais três núcleos sociais em bairro da cidade, buscando envolver mais 100 crianças na prática do esporte.

Segundo o coordenador esportivo do Ceat/Bira, Clairton Wachholz, o Xis, o basquete tem muito a acrescentar no desenvolvimento infantil. “A primeira coisa que a criança aprende ao iniciar no basquete é respeitar limites. Entender suas limitações e as limitações individuais de cada um.

O saber conviver é a habilidade primordial desenvolvida na prática de esportes coletivos. Num segundo momento, a criança aprende a produzir em grupo. O meu sucesso não depende do insucesso do outro, pelo contrário, no basquete respeitar as diferenças é essencial. Saber que a produtividade de um colega, mesmo que seja menor que a dos outros, tem relevância dentro do contexto. Tudo isso é uma bagagem para as crianças para que desenvolvam a inclusão, cooperação e respeito à diversidade. Além disso, o basquete trabalha muito em cima da autonomia. É um momento de colocar em prática sistematicamente a tomada de decisão. O atleta tem que tomar decisões que definem o jogo. Com isso, aprende a ganhar e a perder também. Aprende a lidar com a frustração”, explica Xis.

Os laços criados na prática do basquete perpassam a infância dos praticantes. “No basquete, bons atletas podem até ganhar jogos, mas só um verdadeiro grupo ganha campeonato. Por isso o espírito de grupo é tão forte na modalidade e todos os treinadores buscam desenvolver fortemente o engajamento da equipe. Com isso, as amizades que o basquete promove são levadas para toda a vida. É muito gratificante ver essas gerações mantendo os grupos unidos mesmo depois de seguirem caminhos diferentes. As lembranças das experiências vividas no basquete marcam profundamente a história de muitos atletas”, revela Xis.

 

Integração reúne mais de 160 crianças, além de pais e familiares

Em junho o Ceat/Bira realizou o 3º Encontro de Mini Basquete Ceat/Bira, integrando mais de 160 crianças com seus pais e demais familiares. Além das crianças de 6 a 12 anos que estão iniciando no basquete, 5 equipes de todo o estado também participaram das atividades.

As inscrições para novos praticantes está aberta, a partir de 1º de agosto. Podem se inscrever crianças a partir de 6 anos que estejam matriculadas em escolas da região do Vale do Taquari. As matrículas podem ser feitas diretamente com os professores em quartas e sextas-feiras, das 13h30min às 14h40min ou em sextas-feiras das 10h20min às 12h.

As categorias de base do Ceat/Bira contam com a parceria da Prefeitura Municipal de Lajeado. São patrocinadores a Univates, Docile e Fruki. São apoiadores a Unimed, Vidraçaria Lajeadense, Kikão Lanches, Padaria Suíça, Restaurante Prâmios, Restaurante Henicka, RestauranteTombado e Restaurante Nápoli.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Lajeado