RS RSS Eventos Estrela

Celebração marca dia dos colonos e motoristas de Estrela

Produtos diversos, entre eles alimentos orgânicos, estavam à mostra e à venda (Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela)

Estrela foi palco, nesta quarta-feira (25), do 5º Dia do Colono e do Motorista, nas celebrações marcadas também pelas homenagens a São Cristóvão, padroeiro das duas profissões. Promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela (STR) em parceria com a Emater/RS-Ascar e o governo municipal, através das secretarias da Cultura e Turismo (Secultur), da Saúde e do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) por meio do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie), a programação contou com uma série de atrações também relativas ao 13º Dia da Saúde e Dia do Vovô e da Vovó envolvendo mais de 600 pessoas, com grande representatividade das duas áreas e da comunidade em geral.

A festa que também celebrou o aniversário de 55 anos do STR iniciaria com um desfile das comunidades do município pelas principais vias da cidade, mas a chuva impediu sua concretização. Já no Centro Comunitário Cristo Rei, a Banda de Estrela e o Coral do Gracie realizaram a recepção aos participantes com apresentações, seguidas da abertura oficial. Entre as autoridades presentes, secretários e vereadores municipais, empresários e lideranças comunitárias. O prefeito Rafael Mallmann e o presidente do STR Estrela, Rogério Heemann, contaram com o prestígio do Presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, e do Secretário Estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio José Minetto. “A história da agricultura se mistura com a história de Estrela e por isso se mostra tão digna de nossa atenção”, resumiu Silva em seu discurso ao público, em ideia reforçada pelo secretário municipal de Agricultura, José Adão Braun. Ao se dirigir ao público, Minetto destacou a importância de movimentos de integração que em Estrela servem de exemplo. “As parcerias que envolvem setores e forças como estas aqui reunidas são fundamentais para o desenvolvimento, pois os desafios são muitos para a promoção de uma transformação geral que se faz necessária.”

Troféu Frontino Caye

Após os discursos foi realizada a entrega do Troféu Frontino Caye, prêmio que leva o nome do primeiro presidente do STR e que todos os anos homenageia motorista e agricultores destaques do município nas categorias suinocultura, avicultura, produção leiteira, jovem rural, aposentado rural e agroindústria familiar. Este ano, eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Mulher Rural, o prêmio também contemplou a categoria mulher trabalhadora rural, vencida por Lisete Lurdes Braun, produtora da Linha Porongos. Em seguida foi servido o almoço.

A programação reservou ainda outras atrações culturais. Uma delas a peça “O vendedor de Palavras”, protagonizada pelo grupo Mototóti, de Porto Alegre, que em uma apresentação interativa com o público proporcionou risadas e reflexões. A encenação foi seguida do baile com o grupo Arte Show, de Bom Retiro do Sul, que colocou todos os presentes para dançar, com destaque aos integrantes dos grupos do Gracie. Produtos coloniais, de artesanatos e outros estavam expostos e à venda. A Secretaria Municipal de Saúde e apoiadores ofereceram serviços básicos de saúde e testes gratuitos de visão. Já a Emater/RS-Ascar reservou espaço para estimular a troca de mudas e sementes crioulas. Com a participação do grupo de produção orgânica que está em formação no município, foram esclarecidas dúvidas e apresentadas as potencialidades para se iniciar um trabalho de incentivo à produção destas sementes.

Premiados Troféu Frontino Caye 2018:

Suínos: Vander Kaplan e Cleria Walter Kaplan (Geraldo Alta);

Aves: Romaldo Schneider e Rosângela Inês Schneider (Distrito de Delfina);

Leite: Jorge Inácio Schwingel e Josiane Maria Thomé (Lenz);

Jovem Rural: Tiago Fachini (Geraldo Alta);

Aposentado Rural: José Armando Sulzbach e Bárbara Sulzbach (Novo Paraíso);

Agroindústria Familiar: José Horn (sede);

Mulher Trabalhadora Rural: Lisete Lurdes Braun (Porongos);

Motorista: Ailton Antônio Bonfante.

Texto: Ascom Estrela