Saúde RSS Lajeado

Centro Clínico proporciona espaço para ensino em saúde com atendimentos à população

O Centro Clínico Univates reúne e administra todos os atendimentos realizados pela Instituição na área da saúde (Foto: Artur Dullius)
O Centro Clínico Univates reúne e administra todos os atendimentos realizados pela Instituição na área da saúde (Foto: Artur Dullius)

O Centro Clínico Univates reúne e administra todos os atendimentos realizados pela Instituição na área da saúde, ou seja, o novo Ambulatório de Especialidades, a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde, a Clínica de Fisioterapia, a Farmácia-Escola e o Laboratório de Análises Clínicas – que permanecem em suas estruturas atuais.

O acesso aos serviços do Centro Clínico ocorre exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de modo que o paciente deve realizar a primeira consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município. Caso haja necessidade, o médico da UBS pedirá o encaminhamento para a secretaria de saúde, que agendará a consulta. Em caso de necessidade de procedimentos de alta complexidade, o paciente será encaminhado ao hospital por meio do Centro Clínico.

Foi dessa forma que Francisco Imhoff chegou ao Ambulatório de Especialidades para consulta com um hematologista. “Disseram-me que a previsão de espera era de dois anos, mas fui surpreendido com uma ligação de que seria atendido aqui seis meses depois da consulta na UBS”, afirmou ele, que é morador de Lajeado. “Não esperava que a Univates tivesse um espaço assim e, com certeza, foi um passo muito importante para Lajeado”, analisou ele, que comemorou o fato de não precisar acordar tão cedo e enfrentar deslocamento para ter acesso à consulta.

Neste primeiro momento, o Ambulatório de Especialidades oferece atendimentos nas áreas de cardiologia, hematologia, ginecologia e obstetrícia e pneumologia, além de exames. Por se tratar de um espaço de ensino em saúde, o local também recebe estudantes a partir do 5º semestre do curso de Medicina, que acompanham as atividades realizadas por profissionais, assim como estagiários dos diversos cursos da área da saúde e residentes. Eduardo Lopes é um dos acadêmicos de Medicina que já participa de atividades no espaço.

“Para mim, ter aulas no Centro Clínico está sendo o melhor momento da faculdade até então, já que estou conseguindo unir os conhecimentos teóricos à prática, aplicando-os e fixando-os com mais facilidade. Acredito que essa experiência será fundamental para minha formação, já que um bom médico precisa ter a habilidade de colocar na prática os conhecimentos teóricos. O raciocínio clínico necessário na medicina só é desenvolvido com a prática diária à qual estamos sendo submetidos. E, aqui, temos a chance de participar de diversos serviços em um só lugar. Conseguimos, por exemplo, consultar o paciente acompanhados pelo professor especialista, solicitar os exames necessários e, até mesmo, acompanhá-lo em vários desses exames. Além do mais, é gratificante saber que estamos contribuindo para a melhoria da saúde na região enquanto aprendemos”, avalia ele.

Texto: Ascom Univates