Cultura Lajeado

Centro de Cultura Alemã encerra atividades com escolas de Lajeado

O Centro de Cultura Alemã – uma das entidades que teve sua proposta vencedora do Circuito Cultural – realizou sua última atividade com as escolas na segunda-feira (10/06), com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Lopes da Silva. Ainda, integrando o projeto, a entidade promoverá apresentações teatrais da peça Die Deutsche Kolonie, que retratarão o início da Colonização Alemã em Lajeado, nos dias 22/06 e 07/07, no Parque Histórico.

Desde fevereiro, cerca de mil crianças do 4º e 5ª ano, oriundas das 18 escolas da rede municipal e da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Irmã Branca estiveram envolvidas nas atividades do projeto “Contando as Histórias e Estórias do Município de Lajeado”, propostas pelo Centro de Cultura Alemã.

Com a mesma programação para todas as escolas, os alunos desembarcavam do Cedelinho, na Casa de Cultura, e eram recepcionados pela professora da Secel e voluntária do Centro de Cultura Alemã, Vânia Purper Worm e pelos servidores da Casa de Cultura.

Durante a visita na Casa, os alunos conheciam a sua história e conferiam o acervo das peças expostas no local. Após, os pequenos embarcavam no Cedelinho rumo ao Salão Troller do Parque Histórico Municipal, onde eram acolhidos por voluntários na sede da entidade.

Em parceria com a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), o projeto proporcionou aos alunos um momento para ouvirem as histórias e estórias dos primeiros colonizadores que chegaram em Lajeado, com fatos pitorescos e personagens folclóricos. As atividades encerravam com um momento de confraternização no Parque Histórico.

Desde fevereiro, Vânia recebia e acompanhava todo o projeto com as crianças. “Eu ouvi relatos muito bonitos das crianças que participaram. Uma criança entrou na porta da Casa de Cultura e disse que era o sonho dela de conhecer a Casa. Já outras crianças, nunca tinham andado de Cedelinho. Foi uma honra poder acompanhar as atividades e com certeza, sentirei falta das segundas-feiras com os pequenos”, contou Vânia.

Ainda, integrando o Circuito Cultural, a apresentação teatral Die Deutsche Kolonie, que estava programada para ocorrer no sábado, dia 08/06, foi transferida para os dias 22/06 e 07/07, no Parque Histórico. O espetáculo inicia às 15h e narra a história de uma família de imigrantes alemães, que construíram suas primeiras colônias em Lajeado. A entrada é gratuita e aberta a toda comunidade. Após as apresentações, terá café colonial no valor de R$ 36.

O projeto Circuito Cultural, da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), conta com financiamento do Governo do Estado do Rio de Grande do Sul, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer/ Pró-cultura RS – Fundo de Apoio a Cultura (FAC).

 

 

Fotos Daniela Heineck
Assessoria de Imprensa de Lajeado