RS RSS Destaques Turismo Marques de Souza

Centro Ecológico Pedra D’Mim proporciona atividades em meio a natureza

Centro Ecológico tem o intuito de fazer as pessoas encontrarem o caminho da auto cura e regeneração (Fotos: Arquivo Pessoal)

Levar uma vida agitada e corrida está cada vez mais comum entre os brasileiros. No entanto, essa rotina moderna gera uma série de problemas, como estresse, ansiedade, mau humor e cansaço.

Foi pensando em oferecer uma alternativa para fugir desta realidade, que a terapeuta Marta Verena iniciou, há 5 anos, a implantação do Pedra d’Mim Centro Ecológico. “Começamos estudando a área e definindo a melhor maneira de traçar uma trilha na mata, ao longo do córrego, de forma a permitir a manutenção do máximo possível de espaços intocados, preservando a natureza e propiciando o acesso às diversas cachoeiras e a cascata existente aqui”, conta.

O espaço, situado no município de Marques de Souza, oferece trilhas de contemplação, vivência de autoconhecimento e trabalhos terapêuticos com finalidades específicas para cada participante. Conforme Marta, o serviço prestado visa uma reconexão entre as pessoas e a natureza. “Há anos nesta profissão, percebia durante os atendimentos a falta de contato com o meio ambiente, justamente pela agitação que vivemos hoje. O Pedra d’Mim surgiu com o intuito de fazer as pessoas encontrarem outra vez o caminho da auto cura e regeneração.”, destaca.

No ano passado, cerca de mil pessoas visitaram o local. São muitos grupos de yoga, academias, escolas, secretarias de saúde, Centro de Referência de Assistência Social e empresas que visam oferecer aos seus colaboradores momentos de lazer, harmonia e aperfeiçoamento pessoal e coletivo. “Nossa proposta é oferecer um espaço de bem-estar, integração de grupos, integração de pais e filhos. Um local de paz e harmonia, com leveza e alegria. Enfim, um espaço para dar um tempo da vida atribulada e apressada que normalmente vivemos”, ressalta Marta.

A sede permite acolhimento dos visitantes e também uma sala de meditação. Possuí um labirinto de chão, horta/herbário e banheiro ecológico. Segundo Marta, um ambiente para pic nic está sendo providenciado. Além disso, “temos um projeto para ampliar e oferecer hospedagem”, revela. O centro ecológico não conta com refeições, mas de acordo com a demanda e solicitação dos visitantes a proprietária indica empreendimentos que prestam o serviço.

Sede oferece acolhimento dos visitantes e uma sala de meditação

O Pedra d’Mim funciona de segunda à domingo. Os eventos são sempre mediante agendamento e as trilhas ocorrem acompanhadas de guias, voltado para grupos entre 10 e 30 pessoas. “Não aceitamos grupos muito grandes por respeito aos espaços que dispomos e para realmente poder proporcionar momentos especiais para cada pessoa”, comenta Marta.

Interessados em conhecer o atrativo podem entrar em contato pela página no facebook.com/pedradmim ou através do e-mail pedradmim@gmail.com. As novidades também podem ser acompanhadas no Instagram (pedradmim).

Texto: Ascom Amturvales