RSS Polícia Lajeado

Centro Integrado de Comando e Controle Regional será em Lajeado

Lideranças reuniram-se com o prefeito (Foto: Divulgação)

Em reunião realizada na segunda-feira (07), no gabinete do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, representantes das forças de segurança no município e da região iniciaram as tratativas para viabilizar a construção de um Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) no município. A decisão mais importante foi a definição do local onde será instalado o CICCR: junto ao 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no centro de Lajeado. O município foi escolhido por ser a cidade do vale que reúne sedes das principais entidades de segurança estaduais e federais, além das forças municipais.

Conforme o plano, a estrutura do Centro deverá contar com monitoramento de câmeras a serem instaladas em 37 municípios do Vale do Taquari, conforme o interesse e a decisão de adesão de cada município à proposta. De acordo com o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli, o ideal seria já ter as câmeras instaladas nos municípios para então ser construída a estrutura do centro. Entretanto, a ideia agora é já dar início à mobilização dos municípios para que já comecem a fazer a sua parte e iniciem as aquisições de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, que depois serão interligadas ao CICCR.

“Se esperarmos as condições ideias para fazer algo neste sentido, nunca sairá do papel, então queremos começar o trabalho imediatamente” afirmou Locatelli.

Também participaram da reunião o delegado regional da Polícia Civil, Miguel Mendes Ribeiro, o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) do Vale do Taquari, Ricardo Hoffmann, o representante da Associação Lajeadense Pró-segurança Pública (Alsepro), Larri Rugard Neumann, o inspetor-chefe da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, com sede em Lajeado, Paulo Reni da Silva, o promotor Carlos Augusto Fioriolli, o secretário de Planejamento e Urbanismo (Seplan), Rafael Zanatta, o diretor técnico de Inteligência da Sesp, Vinícius Renner, e o coordenador de TI da prefeitura, Guilherme Silva.

O objetivo de instalar um CICCR é ampliar o uso da tecnologia no combate ao crime organizado, acelerando as ações de resposta das polícias e otimizando as informações por meio de recursos de inteligência. As imagens das câmeras permitirão uma maior agilidade na constatação do que pode estar ocorrendo e melhorar a resposta a determinado crime, seja ele um simples assalto, uma situação com reféns ou até a explosão de uma agência bancária. As imagens captadas pelas câmeras também são fundamentais para a obtenção de provas para futuras condenações de criminosos.

Conforme o grupo, o melhor local para a instalação da estrutura do CICCR fica junto ao 22º BPM, localizado na Rua Cel. Júlio May, no centro de Lajeado. A Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan) ficou responsável por elaborar o projeto arquitetônico do CICCR, com base em informações de necessidade e avaliação do terreno disponível junto ao 22º BPM. Paralelamente, por determinação do prefeito Marcelo Caumo, a Prefeitura de Lajeado irá aderir a uma ata de registro de preços do Município de Estrela para licitar a compra de câmeras de videomonitoramento. “Vamos ter as câmeras antes do Centro Integrado estar pronto” afirmou Caumo.

Texto: Ascom Lajeado