Cerca de 59% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já utilizaram algum aplicativo em dispositivos móveis para comprar algo. Desses, 27% fazem isso cotidianamente. É o que revela a pesquisa Consumo por meio de Aplicativos realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Segundo o levantamento, os aplicativos estão sendo cada vez mais utilizados para compras e não apenas para a comunicação, pesquisa e comparação de preços durante o processo de compra. A pesquisa ouviu 673 internautas das 27 capitais que fizeram compras pela internet no último ano.
Os produtos mais comprados com auxílio do aplicativo são: comida entregue em casa (23 %), roupas, calçados e acessórios (22 %) e cosméticos e perfumes (15 %).
A pesquisa apontou ainda que entre os 61% que nunca utilizaram o WhatsApp para compras, 40% disseram que o principal motivo é a falta de oferta deste canal de comunicação por parte das lojas e vendedores, seguido da resolução no site ou aplicativo da empresa (32 %). A disponibilização do aplicativo como meio de comunicação no processo de compra foi citada por 42% e o aplicativo foi classificado como o favorito entre o consumidor e o vendedor por 45% dos entrevistados.
Texto: Agência CNM, com informações da Agência Brasil