Rural Arvorezinha

Cerca de 600 pessoas participam da primeira edição dos Jogos Rurais de Integração de Arvorezinha

Um público de cerca de 600 pessoas, entre atletas e espectadores, participou no último domingo (13/10), da primeira edição dos Jogos Rurais de Integração de Arvorezinha. A atividade ocorreu na comunidade de Linha Quarta Santo Antônio que recebeu as equipes que participaram de 16 modalidades coletivas e individuais diversas, como futebol, batida de prego, voleibol, bocha, serrar a lenha, cabo de guerra, corrida, debulhar o milho, carteado (3/7 e bisca) e tiro na lata com o bodoque, entre outras. 

Ao final das disputas a equipe que foi sagrada campeã foi a das comunidades de Linha Quarta Baixa e Linha Carazinho, que receberam troféu e medalhas. Mas muito mais do que a competição, os jogos tiveram o objetivo de integrar as famílias, fortalecer as comunidades rurais e valorizar o meio rural. “Além disso, pretendeu-se com esta atividade, promover ações de lazer e recreação no meio rural, despertar o espírito participativo e solidário e angariar fundos”, enfatizou a extensionista da Emater/RS-Ascar, Rafaela Czermaneski. 

Para o extensionista da Emater/RS-Ascar Julio Marcon, o evento pode parecer algo simples por se tratar de apenas um dia de reunião das comunidades, mas que no fim representa algo muito maior. “A gente conseguiu perceber a motivação das comunidades em formar times, a mobilização e até a reorganização de suas estruturas, para treinar”, salienta. “Esse fortalecimento é o objetivo sendo alcançado, afinal de contas, o que nos deixa muito felizes”, completou a vice-prefeita de Arvorezinha, Elisabete Musselin. 

O evento, organizado pela Emater/RS-Ascar, contou com a participação de outras lideranças, como o prefeito Rogério Fachinetto, que salientou o esforço coletivo para a consolidação dos Jogos. Além da Prefeitura e suas secretarias, apoiaram a atividade o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), cooperativa Sicredi, Coagrisol Cooperativa Agroindustrial, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), Agrolic Comércio de Produtos Agrícolas e Veterinários, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Polli e Baseggio, Associação Italiana e Bombeiros Voluntários.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado
Jornalista Tiago Bald